Rede inCities cria seu primeiro projeto piloto Sua Rota + Segura

Lara Alfieri 

A organização inCities é uma rede para cidades inclusivas que atua para dar apoio e articular iniciativas, ideias e indivíduos que trabalham em prol da seguranças e inclusão de todas e todos. Criada em 2016 pela arquiteta e urbanista Laís Leão, que na época realizava pesquisas sobre a falta de segurança em espaços públicos para mulheres.

Sabe aquele lugar que todo mundo simplesmente para de frequentar por acreditar ser perigoso? Então, às vezes ele não é tão inseguro assim, mas essa percepção faz com que as pessoas parem de frequentá-lo, e isso o torna um local inseguro.

É isso que a inCities quer mudar, ou melhor, romper esse ciclo de insegurança que atinge as mulheres em proporção muito maior do que os homens.

Com esse objetivo, foi criado o primeiro projeto piloto da organização, o “Sua Rota + Segura”, criado em outubro para ser um estímulo à percepção de segurança para todas mulheres, por meio de uma rota de acolhimento tornando os comércios locais parceiros e oferecendo treinamento e sinalização adequada.

A rota-piloto é Avenida Sete de Setembro, em Curitiba, entre as Ruas Mariano Torres e Brigadeiro Franco, que tem localização próxima a Praça Oswaldo Cruz e a Rodoviária de Curitiba, lugares apontados como perigosos de acordo com as pesquisas feitas pela própria Laís Leão, com mulheres que frequentam esses locais.

Sua dinâmica diferente entre os períodos da manhã, da tarde e da noite, engloba uma variedade de vivências e torna amplo o perfil das pessoas que frequentam esses espaços.  São mulheres, homens, crianças e idosos de todas classes sociais, por isso, a escolha como a primeira rota.

De acordo com a Laís, o projeto é escalável e pode ser expandido assim que os moldes  estiverem definidos, o objetivo é consolidar em Curitiba e depois ir ampliando para outras cidades.

No momento nove estabelecimentos fazem parte do “Sua Rota + Segura” e entre eles o Bar do Didi, um dos lugares mais frequentado por jovens e universitários na região,  que recebeu muito bem o projeto. A meta é expandir e chegar em quarenta estabelecimentos ao longo das doze quadras que compõem a Avenida Sete de Setembro e que as mulheres que frequentam esses espaços a pé sintam-se seguras.

Os locais parceiros recebem uma placa identificadora na sua fachada, sinalizando que fazem parte do projeto, o que cria uma atmosfera de segurança e gera um empoderamento urbano, segundo a idealizadora. Além disso, irão obter um guia de acolhimento para vítimas de violência urbana e treinamento para funcionários dos estabelecimentos sobre violência de gênero urbana.

É importante informar que o projeto “Sua Rota + Segura” foi viabilizado por meio de uma campanha online para arrecadar recursos financeiros. A meta de mil e quinhentos reais, foi alcançada em poucos dias através da colaboração de quarenta e quatro pessoas jurídicas ou físicas.

Para os estabelecimentos que queiram fazer parte, é possível entrar em contato com a organização para firmar a parceria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s