UTFPR exibe documentário sobre a uberização do trabalho nesta sexta-feira

Beatriz Motta

Nesta sexta-feira (22), será exibido, no miniauditório do Câmpus Curitiba (Sede Centro) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o documentário “GIG – A Uberização do Trabalho” (Brasil, 2019).

O documentário é uma produção da ONG Repórter Brasil, e trata sobre o crescimento mundial do trabalho mediado por aplicativos e plataformas digitais, lançando um olhar crítico a respeito da precarização e intensificação das atividades de trabalho realizadas dentro da  “gig economy”, conhecida no Brasil por “uberização”.

O filme foi transmitido pelo Globo News no mês de julho deste ano, e conta com uma agenda de exibições em associações e sindicatos trabalhistas, instituições culturais, universidades brasileiras e na universidade norte-americana The New School, situada na cidade de Nova Iorque.

A inscrição para participar do evento é gratuita e será realizada antes da exibição do documentário, a partir das 18 h, no próprio miniauditório, com direito a certificado.

Logo após a exibição, haverá um debate mediado pela professora do Departamento de Linguagem e Comunicação (DALIC)  e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Claudia Nociolini Rebechi, e com participação da professora do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná, Dayani Cris de Aquino, do professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) da Universidade Federal do Paraná, Francisco Paulo Cipolla, do professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Rafael do Nascimento Grohmann, e do motorista de aplicativo Jaime dos Santos. 

 

O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), Departamento de Comunicação e Linguagem (DALIC), e Departamento de Estudos Sociais (DAESO) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com apoio do Repórter Brasil.

Para mais informações sobre o filme, acesse https://reporterbrasil.org.br/gig.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s