Atletas paranaenses em destaque no triathlon

Lucas José Neves

O Paraná sediará o 15º Circuito de Triathlon Olímpico de Caiobá – Etapa de Primavera – no dia 15 de outubro, em Matinhos, no litoral paranaense. A prova faz parte do calendário oficial da Federação Paranaense de Triathlon (FPTri) e conta pontos para o ranking nacional dos atletas.

O panorama do esporte no estado é muito positivo e vem crescendo ano após ano. Além do Circuito Olímpico da FPtri, anualmente ocorrem as provas do Circuito Renault, promovido pela montadora francesa, e o Circuito Nacional do Sesc Triathlon, ambos na praia de Caiobá. Todos os eventos são abertos ao público e contam com a participação de atletas profissionais e amadores.

Recentemente Cauã Diniz, morador de Paranaguá-PR, conquistou o bicampeonato Brasileiro em Brasília-DF, ao atingir os 2800 pontos, terminando o campeonato que já vinha liderando, mostrando mais uma vez a força do estado no cenário do triathlon nacional.

O curitibano Pedro Henrique Gomes começou a carreira de atleta aos 13 anos, em um projeto dentro do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Hoje, com 17 anos, Pedro já participou de competições nacionais e internacionais e afirma que o “núcleo de triahtlon de Paraná é muito forte, e a Federação Paranaense faz um ótimo trabalho”.

Pedro Gomes foi o primeiro colocado no circuito Renault de Triathlon em julho. Fonte: Instagram @pedro.triatleta

Pedro já praticava natação, ainda criança. O interesse pelo esporte nasceu justamente por ele não ser um exímio nadador de velocidade, assim como a maioria dos atletas amadores. Encontrou no triathlon uma maneira de integrar mais modalidades, conhecer novas pessoas e melhorar a saúde, tudo isso graças ao projeto que o recebeu dentro da escola.

Pedro recebe apoio governamental através do programa “Geração Olímpica”, além de patrocínio de grandes empresas que possuem programas de incentivo ao esporte. Entretanto, Pedro afirma que este é um assunto delicado, pois o nível de investimento em atletas dentro do Brasil é muito abaixo do ideal e que alguns deles passam dificuldades para viver do esporte. Apesar disso, o jovem recomenda a prática do triathlon e garante que trará muita felicidade e satisfação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s