Corte de bolsas da Capes afeta ações do Idiomas sem fronteiras na UTFPR

Melissa Petrocinio

No mês de abril, devido aos cortes de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nas universidades públicas, foram cortadas três bolsas do Departamento de Línguas Estrangeiras (Dalem) da UTFPR, que contemplavam três alunos de Letras em residência docente no programa Idioma sem Fronteiras (equivalentes a bolsas de mestrado) e 1 bolsa de coordenação (equivalente a uma bolsa de doutorado).

O principal objetivo do programa é promover ações em prol de uma política linguística para a internacionalização do Ensino superior brasileiro, valorizando a formação especializada dos professores de línguas estrangeiras. O IsF capacita em sua formação em língua estrangeira, estudantes, professores e técnicos administrativos de instituições de ensino superior credenciadas.

A professora da UTFPR Jaqueline Adreucci Lindstron, coordenadora pedagógica de inglês e responsável por participar da seleção de bolsistas que atuarão em sala de aula, em função de docência de língua inglesa, recorda que na ocasião o departamento não havia sido avisado sobre os cortes das bolsas.

“Foi muito constrangedor para todos nós e muito desesperador para os alunos bolsistas da Capes, que dependiam daquelas bolsas para sobreviver em uma cidade distante da casa dos pais’’, afirma ela.

O Núcleo de Línguas (NucLI) da UTFPR, graças ao Idiomas sem Fronteiras, oferece à comunidade acadêmica diversas atividades voltadas à proficiência em língua inglesa, desenvolvendo também ações para outras línguas graças a sua inclusão no programa. Dentre as atividades oferecidas pelo IsF,  foi suspenso o teste de proficiência TOEFL, direcionado a estudantes de nível B2 ou superior. Já o Myenglishonline deve aceitar inscrições até julho e funcionar gratuitamente até dezembro.

Lindstron constatou que, como a instituição conta também com bolsistas institucionais, está conseguindo manter alguns cursos presenciais e minicursos, mas em escala reduzida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s