Seminário de Pesquisa em Letras acontece em julho na UTFPR

Melissa Santos Petrocinio

O Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM) da UTFPR, todo final de semestre, realiza o Seminário de Pesquisa em Letras (SEPEL). Nos dias 4 e 5 de julho, acontece a VI edição do evento na sede centro. Haverá apresentação tanto na parte da manhã quanto na parte da tarde.

O evento consiste em demonstrar aos discentes e docentes de toda UTFPR os trabalhos de pesquisa elaborados pelos alunos do Curso de Letras Português/Inglês. As pesquisas foram desenvolvidas nas disciplinas de Grupos de Pesquisas (GP) e têm como objetivo a difusão científica nas áreas de literaturas de língua inglesa, linguística e português para falantes de outras línguas (PFOL).

De acordo com a coordenadora do evento e professora de literatura inglesa do curso de Letras, Regina Helena Ulias Cabreira, a ideia do seminário surgiu há seis anos e desde a integração do curso de Letras na grade da UTFPR, vem guiando os alunos em relação a projetos que queiram desenvolver no futuro.

Neste semestre, Regina responde pelo GP de Literatura e História das Mulheres. Dentre os GPs previstos no seminário, estão os grupos sobre língua e cognição, estudos da tradução e ensino de línguas e estudos dos sons da fala.

A apresentação dos trabalhos dos grupos de pesquisa difere do cotidiano de sala de aula. A diferença, de acordo com Regina, está na oportunidade de realização de uma pesquisa cujo tema foi apenas sugerido pelos professores.

Além disso, no SEPEL outros alunos e professores são convidados a assistir, fazer perguntas e ainda participam de uma roda de conversa sobre o assunto tratado nos seminários.

O SEPEL é uma forma que os discentes têm de sentir a realidade de apresentar um TCC, e do curso preparar os alunos para isso, possibilitando o contato com pessoas diferentes na apresentação. Outro ponto positivo é que muitas pesquisas são voltadas para os interesses dos estudantes.

Assim é mais fácil a decisão do que irão escrever nos TCCs. Muitos discentes já saem com uma noção clara e até mesmo com o começo da pesquisa pronta depois de participarem dos grupos.

Serviço

Os interessados em assistir os seminários estão todos convidados. Não há custo para assistir e as apresentações na parte da manhã acontecerão entre às 8h e 12h e na parte da tarde entre às 14h e 17h. Qualquer dúvida, a programação pode ser acompanhada pelo site do DALEM- CT.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s