7º Campeonato Brasileiro de Bike Polo acontece de 27 a 30 de junho

Carla Maiewski

De 27 a 30 de junho acontecerá o 7º Campeonato Brasileiro de Bike Polo (#7CBBP), que reunirá na região de Curitiba os principais times do país, envolvendo 7 estados e 10 clubes. O campeonato acontecerá no Ginásio de Esportes Himério Lugarini, em Campo Magro, que será inaugurado com o evento.

A abertura contará com o torneio Bike Polo Squad, com jogos mais longos, com duração de 20 a 30 minutos e com rotação de jogadores. No dia 28, será realizado Guria’s Army, campeonato feminino em que jogadoras atuarão com suas bikes e tacos em um espetáculo de competição e habilidades.

“Temos a intenção de divulgar a modalidade esportiva. Não somos apenas os loucos das bikes que brincam nas quadras. É um esporte recente no Brasil, e as pessoas são resistentes ao novo. Estamos planejando a criação de escolinhas de bike polo, a construção da nossa própria quadra. E certamente é um esporte muito bacana de assistir e torcer”, afirma Dox Lucchin, atleta e organizador do evento. Ele é atleta há 10 anos e hoje está no time Peixes Delirantes.

Para o evento, a prefeitura de Campo Magro disponibilizará ônibus para locomoção de atletas e espectadores do centro de Curitiba até o ginásio esportivo. Além disso, acontecerá transmissão online das partidas oficiais pelo Capivara Web e através das redes Bike Polo Brasil e Bike Polo CWB. O campeonato nacional está sendo um aquecimento para o campeonato internacional, que está previsto para setembro e acontecerá em Córdoba, na Argentina.

Como funciona o esporte

O bike polo, esporte em ascensão no Brasil, nada mais é do que uma revitalização do tradicional jogo de polo. Ele surgiu de forma inusitada. Na Irlanda, por volta de 1890, os cavalos ficaram doentes, e os atletas passaram a usar bicicletas para dar continuidade às atividades, originando o hard court polo. O novo esporte se dispersou pelo mundo, e em 2009 chegou ao Brasil na modalidade de esporte radical em espaço urbano. Em canchas e quadras esportivas, os “poleiros”, como são designado os atletas do esporte, se reuniram para amistosos.

Uma partida dura em média de 10 a 15 minutos, e conta com dois times de três atletas que se enfrentam. Também são possíveis os jogos X1 (um contra um) e X2 (dois contra dois) – todos em posições rotatória, isto é, os participantes são atacantes e goleiros ao mesmo tempo, mudando suas posições. O jogo é realizado em canchas esportivas de piso pavimentado, com o tamanho máximo de 47,25m X 25m.

As bicicletas utilizadas para o jogo são chamadas de “poleiras”, com modificações feitas para que tenham comandos mais precisos. A relação entre as catracas deve ser leve, isto é, a coroa traseira não pode ter tamanho diferente da dianteira (como ocorre comumente), já que o atleta precisa ter um domínio muito preciso da bike. As bicicletas são adaptadas, já que suas relações não desempenham velocidade – nelas, o ciclista não para de pedalar, já que a força do pedal é transmitida diretamente às rodas.

Para facilitar os pulos, as sapatilhas do atleta são fixas ao pedal. Os clipes são um sistema de trava, pois a poleira é como uma extensão do corpo e não uma ferramenta de auxílio no esporte. É muito comum tombos e machucados, já que é necessário fazê-lo o tempo todo sobre uma bicicleta, e é proibido colocar o pé no chão, por isso é indispensável usar equipamentos de segurança – capacete, joelheira, luvas e protetor de rosto.

O malê, ou taco, é o equipamento com o qual o jogador domina, dribla e chuta a bola. A bola é conduzida no chão, sendo possível segurá-la no ar sob a ponta do malê por até 2 segundos. Futebol sobre bicicleta ou balé de bicicleta também são analogias para designar o esporte.

Relacionado com o futebol, o primeiro objetivo do jogo é dominar a bola, driblar e fazer gol; a semelhança com o balé vem dos movimentos necessários ao jogo. Além disso, é comum o jogador precisar se esticar com pernas e braços para alcançar a bola e manter-se equilibrado sobre a bicicleta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s