Peça ganha temporada no miniauditório do Teatro Guaíra

Espetáculo mostra a arte como forma de combater o autoritarismo. Foto: Grupo Delírio

Anne Louise Böge

A peça “Mona Lisa vs Adolph Hitler”, do Grupo Delírio, está em cartaz no miniauditório do Teatro Guaíra até 19 de maio. As apresentações acontecem às 20h na quinta, sexta e sábado e às 19h no domingo. Os ingressos custam R$ 40 e podem ser adquiridos no site do teatro ou diretamente no local antes do espetáculo.

A história da peça se passa em 1944, quando Paris estava prestes a ser libertada do domínio alemão pelas tropas aliadas. Neste cenário de derrota, Adolph Hitler ordena que o comandante geral do exército alemão destrua a cidade, em uma operação que deveria dizimar a população, construções, monumentos e obras de arte. Na noite anterior à execução, o comandante geral recebe a visita do cônsul sueco, que em uma tentativa desesperada busca convencer o militar a não obedecer a ordem de Hitler.

O autor, diretor e ator do espetáculo, Edson Bueno, busca com esse trabalho mostrar a arte como forma de combater o autoritarismo. “Um dia o tema caiu em minhas mãos numa pesquisa sobre fatos da Segunda Guerra Mundial. Achei interessantíssimo e, por incrível que pareça, muito atual: arte versus autoritarismo. Iniciei uma pesquisa sobre os fatos e personagens e parti para a realização”, declara.

Para Bueno, a peça é importante não só por seu tema em si, mas por ser teatro, arte e poesia, o que considera questões essenciais à sociedade. “Afinal, as pessoas falam muito de arte e teatro, mas preferem tomar uma cerveja no final de semana a ir ao teatro. É mais fácil falar dele do que sentir a sua importância na vida. Mas, ainda tem gente neste país que vai ao teatro. E é maravilhoso poder compartilhar arte e esta peça, especialmente, com o público”, afirma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s