Museu Oscar Niemeyer recebe Festival Vinopar do Vinho Paranaense

Isabele Borges da Silva

A Associação dos Vitivinicultores do Paraná (Vinopar) realizará o Festival do Vinho Paranaense entre 18 e 19 de maio, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. O festival surgiu do interesse dos membros associados em realizar um evento próprio para expor os vinhos que são produzidos no Paraná num lugar icônico da cidade, o que resultou na parceria com o MON.

O evento é voltado a estudantes de gastronomia, apreciadores de vinho e ao público em geral que goste de comer uma boa comida e aprecie uma bebida de qualidade. O festival visa ainda despertar o interesse dos consumidores por meio de palestras e degustações que serão ofertadas.

O ingresso completo custa R$ 50, valor que inclui a entrada no evento, as degustações oferecidas e uma taça de brinde, enquanto o de R$25 dá direito apenas à entrada. No sábado, o evento vai ocorrer das 11 h às 21 h; no domingo, das 11h às 19h. Os dois dias serão embalados por um dueto de músicos instrumentais, que vão tocar ritmos suaves, como clássicos da Música Popular Brasileira.

 

De acordo com Wagner Gabardo, secretário executivo da Vinopar e um dos coordenadores do evento, o festival tem como objetivo promover o vinho produzido no Paraná e também levar ao conhecimento do público as comidas típicas do estado. Por isso, além de contar com a degustação e comercialização de vinhos paranaenses a preços especiais, o evento terá comidas produzidas por chefs da região e outros produtos alimentícios do Estado, como azeite de oliva, café e embutidos.

O festival vai ofertar ao público nove workshops educativos sobre variadas temáticas relacionadas à cultura do vinho e à gastronomia do Estado, como o enoturismo na Região Metropolitana de Curitiba e a enogastronomia paranaense. O evento também abrirá espaço, através de palestras, para que alguns produtores de vinho possam falar com o público sobre o processo de produção da bebida e apresentar o seu produto em seguida, o que, segundo o coordenador do evento, irá permitir que eles possam ganhar maior visibilidade e notoriedade entre os curitibanos.

De acordo Gabardo, o festival é importante para a cidade de Curitiba pelo fato de que eventos e atividades culturais podem diversificar e engrandecer a capital, o que beneficia diretamente a população. Já para a Vinopar, explica o secretário executivo da associação, o festival é bastante relevante por colocar em evidência as vinícolas produtoras e as marcas de vinho paranaense e, também, por ser um espaço propício para a difusão da cultura do vinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s