Empresa Júnior de Comunicação da UTFPR conquista premiação nacional

Cristiano Sousa (*)

A Cacto Comunicação – Empresa Júnior (EJ) composta e gerida por estudantes de bacharelado do curso de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Curitiba – venceu a etapa nacional da XXV Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom 2018). O prêmio é destinado aos melhores trabalhos experimentais, produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação.

Premiação é destinada aos melhores trabalhos experimentais, produzidos exclusivamente por estudantes de Comunicação (Foto: Cristiano Sousa)

A premiação foi recebida durante o encerramento do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018), realizado, nessa edição, no período de 2 a 8 de setembro de 2018, em Joinville (SC). O evento reuniu milhares de participantes, entre estudantes, pesquisadores e profissionais da área, de todas as regiões do Brasil.

Com o case #Tecnológica 2017, a Cacto Comunicação concorreu na categoria Relações Públicas e Comunicação Organizacional, na modalidade Agência Júnior de Relações Públicas. O trabalho apresentou o processo de criação, implementação e funcionamento da EJ, bem como a consultoria desenvolvida para a IV Feira de Cursos da UTFPR – Câmpus Curitiba.

O projeto premiado contemplou, além da consultoria, os serviços de Assessoria de Imprensa, cobertura fotográfica e produção audiovisual. “Elaboramos uma sequência de atividades, desde o briefing até a avaliação, passando pelo planejamento e execução de uma série de ações comunicacionais, a fim de proporcionar uma nova experiência aos participantes desse evento universitário”, afirma a vice-presidente da EJ, Alcilaine de Macedo.

A vice-presidente da Cacto Comunicação, Alcilaine de Macedo, e o diretor de Gestão de Pessoas, Júnior Lopes, representaram a EJ na Expocom 2018 (Foto: Giulia Gaio)

A Cacto Comunicação havia vencido a etapa regional da Expocom, que integrou a programação do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul 2018), que neste ano ocorreu em Cascavel (PR), no período de 29 de junho a 1º de julho. Na ocasião, a EJ disputou a premiação com outras iniciativas, oriundas dos três estados do Sul do País. Já a etapa nacional reuniu os melhores trabalhos de Comunicação de todo o Brasil.

Sobre o evento

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) ocorre desde 1977, reunindo, a cada edição, milhares de pessoas, do Brasil e do exterior, entre estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais, no âmbito de todas as vertentes da Comunicação. Esse intercâmbio é um incentivo à formação científica, tecnológica, cultural e artística, e uma forma de reciclar os conhecimentos e as práticas nesse segmento de atuação profissional.

No evento, são debatidos tópicos de Comunicação Organizacional (Comorg), Jornalismo, Rádio e Televisão (RTV), Relações Públicas (RP), Publicidade e Propaganda (PP), além de Cinema, produções editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação. Durante o congresso, há também a entrega de várias premiações.

Sobre a Intercom

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e intercâmbio – de forma interdisciplinar – de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica entre mestres, doutores, estudantes e profissionais recém-graduados em Comunicação.

Fundada em 1977, em São Paulo (SP), a Instituição promove, além de encontros periódicos e simpósios, um congresso nacional, o maior do País na área, precedido por cinco congressos regionais. A Intercom é responsável, ainda, pelo lançamento de livros e revistas especializados em Comunicação, e pela busca de parcerias com organizações brasileiras e estrangeiras de incentivo à pesquisa.

(*) Estudante do 7º período de Comunicação Organizacional da UTFPR – Câmpus Curitiba e presidente da Cacto Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s