Após 5 anos longe das competições, a nova máquina do Fórmula UTFPR já está em construção

Por Amanda Araújo

No início deste mês, a equipe Fórmula UTFPR iniciou a construção do protótipo de um carro estilo Fórmula 1 após 2 anos de projeto, para representar a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) na competição Fórmula SAE Brasil, que irá  acontecer na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, entre os dias 28/11/2018 a 02/12/2018. Essa competição dará chance à equipe de ir para a fase mundial da competição que ocorrerá no ano de 2019 nos Estados Unidos.

O projeto Fórmula SAE existe na UTFPR desde o ano de 2010, e a equipe responsável pela sua construção teve vários nomes, tais como Equipe TPR e Equipe UTFPRacing. No ano de 2011 a Equipe Imperador, que é responsável pela construção de um protótipo de carro estilo Off Road para participar da competição Baja Sae, passou a construir o carro para competir no Fórmula SAE. Com essa iniciativa, a Equipe Imperador passou a ser a única do Brasil a desenvolver dois projetos desse porte ao mesmo tempo.

A Equipe Imperador encerrou as atividades com o projeto Fórmula SAE no ano de 2013. O projeto ficou esquecido por um tempo, até que em 2016 alguns alunos decidiram retomar o projeto reestruturando e dando um novo nome a equipe, então surgiu o Fórmula UTFPR.

41fedd28-fd09-4341-961e-3c6920a13583

Alguns membros da nova equipe Fórmula UTFPR. Foto por: Josielly Gomes Ribeiro

Murilo Sambulski, membro da nova equipe, sente um imenso prazer em estar presente nessa retomada do projeto. “Sinto muito orgulho e prazer de enfrentar esse desafio com a equipe incrível que nós conseguimos estruturar ao longo desses 2 anos”.

Murilo ainda ressaltou a importância desse projeto dentro da UTFPR. “Projetos como o Fórmula são a oportunidade de vivenciar a engenharia de forma que a universidade não consegue possibilitar em sala de aula, seja criando ambientes extremamente competitivos, tendo que lidar com limitantes que não são considerados em sala ou até mesmo desenvolvendo habilidades pessoais como gerenciamento de pessoas […]”, afirma.

A construção do protótipo será o ponto de partida para o real objetivo, participar do Fórmula SAE, ter essa experiência tanto para os membros da equipe quanto para a própria Universidade. Será um enriquecimento para o currículo dos estudantes participantes, e trará prestígio para a Universidade.

Para conhecer melhor o Fórmula UTFPR, acesse o site: http://formulautfpr.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s