UTFPR promove palestra sobre suicídio

O psicólogo Allan Mohr: o tema preocupa cada vez mais a sociedade – Foto: Zeca Monteiro

Zeca Monteiro

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) promoveu na primeira semana de maio um período de capacitação para seus professores com uma palestra sobre suicídio, ministrada pelo psicólogo da instituição, Allan Martins Mohr. Ele atua no Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil da universidade (NUAPE), que realiza intervenções com grupo de alunos em sala de aula, atendimentos e plantão psicológico.

Desde o início a ideia era propiciar um momento de discussão e formação de docentes”, diz o psicólogo, referindo-se à importância do tema para os professores. Allan afirma que o suicídio na juventude e na adolescência não é recente, mas, nos últimos tempos, os casos têm adquirido uma importância social devido ao aumento de ocorrências. Para ele, é importante trazer alternativas para quem tem esse tipo de ideação. “A gente, enquanto sociedade, tem que tentar oferecer para as pessoas condições de pensar e de questionar as causas que levam ao suicídio”, afirma.

Na palestra, o psicólogo abordou o contexto histórico do suicídio, seus mitos e como o assunto é tratado como tabu. Allan desenvolveu sua exposição falando sobre bullying, em especial o bullying vertical descendente que acontece quando alguém, de hierarquia superior, na presença de testemunhas, agride alguém de hierarquia inferior, como na relação entre professores (hierarquia superior), alunos (hierarquia inferior) e a comunidade escolar (testemunhas). Depois da palestra, o psicólogo respondeu perguntas sobre o tema.


Além do NUAPE, no último ano, a Comunidade Integrada na Multiplicação de Conhecimentos (Programa CIMCO) da universidade realizou várias palestras, mesas-redondas e discussões em sala de aula sobre saúde mental, alunos do curso de Educação Física, para uma disciplina de qualidade de vida, também realizaram atividades sobre o tema. Visando concentrar e estruturar todas essas ações, a universidade está iniciando o processo de construção de uma comissão permanente de saúde mental e qualidade de vida.

Confira abaixo, a palestra do psicólogo Allan Martins Mohr:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s