Feira da Osório, que começa amanhã, tem mais de 60 barracas

A feira oferece alimentos, roupas, artigos de decoração e materiais para festas juninas – Foto: Arquivo SMCS

Nayara Khayene

Os dias mais frios de 2018 já começaram a dar as caras na capital paranaense. Com isso, a partir de amanhã até 14 de julho, os curitibanos poderão aproveitar a tradicional Feira Especial de Inverno, que acontece na Praça General Osório, no centro de Curitiba. Com horário de funcionamento das 10h às 21h de segunda a sexta-feira, e das 14 h às 19 h aos domingos, a feira tem entrada gratuita e é uma das mais esperadas pelo público.

Realizada há 23 anos, a feira dá destaque ao artesanato e à culinária paranaense e conta todos os anos com cerca de 60 barracas, que são de responsabilidade de diversas entidades beneficentes.

Cerca de 30% das barracas vendem comidas típicas de várias regiões e países, mas também produtos juninos, como quentão e pinhão. As demais barracas destinam-se à comercialização de artesanatos de decoração, artigos de inverno, roupas da estação e das festas juninas.

A estudante Francine Tuczynski, de 19 anos, confirma o caráter tradicional do evento. “Todo ano eu vou e com certeza a Feira da Osório é muito tradicional aqui. O clima ajuda muito, por ser no inverno e lá ter muitas comidas diferentes. E tem o quentão, né. O famoso quentão da Osório, a gente espera por isso o ano todo”.

A feira, além de ser um evento de lazer para o público, é também uma garantia de renda para os artesãos da região. Por ter um grande público e acontecer por diversos dias, é uma alternativa essencial para eles. Além disso, é importante para a manutenção dos hábitos e costumes paranaenses, seja pela comercialização das comidas típicas da região ou pelos conceitos utilizados na confecção dos artesanatos. Tudo é história e tradição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s