17ª Jornada de Agroecologia acontece de 6 a 9 de junho em Curitiba

Juliane Fürbringer

Nos dias de 6 a 9 de junho acontece pela primeira vez em Curitiba a 17ª Jornada da Agroecologia. O encontro tem como objetivo discutir as experiências, socializar e, principalmente, promover um espaço de denúncia do agronegócio e de divulgação da agroecologia.

A primeira edição do evento aconteceu em 2002, e desde então vem sendo realizado todos os anos em diferentes cidades do Paraná. A proposta de promover a 17ª Jornada em Curitiba foi de dialogar com o público da cidade. São esperadas 1.500 pessoas, aproximadamente. A Jornada é reconhecida nacional e internacionalmente e conta com participação de representantes dos países vizinhos.

Os pontos reprovados no agronegócio são o monocultivo, os altos usos de agrotóxico e o uso de pouca mão de obra. A agroecologia, em contraponto, possui uma produção diversificada, sem agrotóxicos, com a presença de adubos orgânicos e geralmente se fazendo presente em pequenas áreas, consideradas áreas de agricultura familiar, permitindo assim, a participação de mais pessoas na produção dos alimentos.

O evento se inicia no dia 6 de junho no Teatro Guaíra, com a presença de artistas como a atriz Letícia Sabatella e o teólogo e escritor Leonardo Boff. São esperados ainda os grupos Forró de Rebeca e Os Encantados, além de várias outras atrações.

A jornada conta com palestras, seminários temáticos, oficinas de troca de experiências que são preparadas pelos próprios camponeses e professores de várias áreas do conhecimento, como agronomia, nutrição, geografia, economia e outras. Toda a programação pode ser conferida no site oficial: www.jornadaagroecologia.com.br

De acordo com Cristiano Czycza, integrante do MST do Paraná e da coordenação da Jornada, “a agroecologia só é possível dentro de um novo modelo de sociedade. Não basta mudar o modelo de produção de alimentos, é preciso mudar o modelo social também”.

O evento é gratuito e aberto ao público, para participar são necessárias inscrições prévias que estarão disponíveis em barracas próximas aos locais das várias atividades.

Serviço:

17ª Jornada de Agroecologia

Data: de 6 a 9 de junho

Local: Reitoria e Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Praça Santos Andrade, no Centro da capital.

Mais informações: ​www.jornadaagroecologia.com.br | facebook.com/jornadade.agroecologia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s