Alunos e professores da UFPR e UTFPR participam de lançamento do Manual de Comunicação LGBTI+

Estudantes e professores participam do evento com Toni Reis (primeiro agachado à esquerda) – Foto: Facebook Grupo Dignidade

Giovanna Dal Santo

Na noite de segunda-feira (21), foi lançado o Manual de Comunicação LGBTI+ desenvolvidos pelas organizações do terceiro setor Aliança Nacional LGBTI e Gay Latino.

O lançamento foi realizado no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, e contou com a presença de um dos fundadores e diretor executivo da Aliança Nacional LGBTI e Grupo Dignidade, Toni Reis, e diversos alunos e professores de jornalismo e áreas afins da UFPR e UTFPR. Além do lançamento em Curitiba, outras cidades receberam o evento, como Brasília, São Paulo e Maceió.

O manual, voltado para jornalistas, traz de uma maneira didática diferenciações de sexualidade, gênero e sexo biológico, as diferentes orientações sexuais e as melhores formas de se abordar o tema.

Com isso, o jornalista terá menos dificuldade para produzir uma matéria sobre o tema, não cometendo equívocos ou usando palavras que podem ser consideradas desrespeitosas ou preconceituosas.

Foto: Giovanna Dal Santo

Além desses tipos de informações, o manual conta informações gerais, tais como o fato de o Brasil ainda não criminalizar a homofobia, o fato de LGBTIs não poderem doar sangue, entre outras. Elas expõem a importância da luta LGBTI+ no Brasil.

A versão do manual que está na internet é uma obra aberta, ou seja, pode ser ampliado ou modificado, caso o público identificar um equívoco ou tiver alguma informação para acrescentar.

Outra aspecto muito enfatizado no evento é o poder do jornalista na construção de opinião na sociedade. Assim, com a utilização correta do manual, o jornalista pode ser um aliado na luta LGBTI+ no Brasil, familiarizando-se cada vez mais com o tema.

Ao final do evento, Toni Reis foi muito aplaudido. Foram distribuídas cópias do manual aos estudantes de jornalismo para que sirvam de apoio para a produção de matérias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s