Projeto de extensão E-Monitor Eleitoral da UFPR recruta pesquisadores

Mayara Gomes

O projeto de extensão MEME: E-Monitor Eleitoral, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenado pelo professor Sérgio Braga, está recrutando pesquisadores voluntários para participar da pesquisa de monitoramento das eleições de 2018.

O projeto, criado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR, está na sua segunda edição e busca publicar boletins informativos com análises sobre as campanhas eleitorais dos candidatos e seus respectivos desempenhos na corrida eleitoral, de forma rápida e com uma linguagem que dialogue com um público mais amplo.

Segundo o coordenador, Sérgio Braga, “é fundamental que a universidade não se omita e colabore com este esforço de monitoramento da sociedade sobre os políticos, especialmente no contexto atual, onde é necessário que o eleitorado esteja vigilante sobre as promessas dos políticos”.

Neste ano o objetivo do projeto é estender as análises para a arena política nacional de modo que abranja tanto os atores políticos, e suas redes sociais, quanto o tumultuado cenário do país, “a previsão é que as redes tenham grande importância nessas eleições, em virtude das alterações na legislação como, a permissão de campanha paga e o impulsionamento de mensagens nas redes digitais”, afirma o professor.

A primeira edição do MEME se dedicou a análises sobre o índice de presença, interação, projeção política e análises de conteúdo sobre as campanhas eleitorais de 2016, “conseguimos prever, por exemplo, que o atual prefeito Rafael Greca, que muitos consideravam um político aposentado, tinha grandes chances de ser eleito, graças ao excelente trabalho que efetuou nas redes digitais, especialmente o Facebook” afirma.

“A intenção é aproveitar a vasta experiência acumulada no ano passado e em outras pesquisas realizadas pelo grupo e aperfeiçoar as ferramentas de monitoramento dos políticos, produzindo análises de maior qualidade em tempo real”, pontua.

Antes das pesquisas começarem, os voluntários passarão por treinamentos de captação de dados, análise das redes sociais e estudos teóricos, de forma que possam desenvolver suas próprias pesquisas quantitativas e qualitativas na área de comunicação política. O treinamento ocorrerá nos meses de junho e julho, quando também começarão a ser divulgados os primeiros boletins sobre o desempenho dos pré-candidatos nas redes.

Os interessados em participar do projeto, com disponibilidade de tempo, podem entrar em contato com o professor Sergio Braga pelo e-mail: sssbraga@gmail.com, acessar a página do projeto no facebook: https://www.facebook.com/MonitorEleitoral/ ou comparecer às reuniões do grupo de pesquisa às sextas-feiras na rua General Carneiro, 460- Ed. Dom

Pedro I – 7° andar, sala 713 – Curitiba – PR. As reuniões são abertas também a estudantes de outras universidades e a frequência ao projeto dará direito a certificados de extensão ao término do mesmo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s