O que é marketing digital e qual a sua diferenciação no mercado atual?

Gustavo Bonato Abrão, diretor de conteúdo da agência Nerdweb, especializada em marketing digital

Thaís Prado

Cada vez mais as pessoas estão conectadas, passam horas checando suas redes sociais, e-mails, sites de notícias entre diversos outros. E no meio disso tudo sempre tem aqueles anúncios de lojas, banners de produtos e posts de promoções chamando a atenção dos internautas. Isso é Marketing Digital.

Surgiu com o advento da internet nos anos 90, quando o mercado mudou suas estratégias de propaganda, revolucionando o modo como as empresas interagiam com os consumidores. Foi se tornando mais popular conforme as pessoas passaram a utilizar mais o meio digital, internet e redes sociais.

Conforme o Ironpaper atualmente 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias digitais. Com isso três milhões de anunciantes utilizam o Facebook para alcançar seus consumidores. E o Instagram, cinco meses após abria sua plataforma para anúncios, passou de 200 mil anunciantes, conforme estudos da AdWeek.

O Marketing digital é um conjunto de ações feitas nos diversos meios digitais, por uma empresa, marca ou pessoa para se promover e alcançar seu público. Uma de suas maiores vantagens são os dados, conforme disse Gustavo Bonato Abrão, diretor de conteúdo em uma agência especializada em Marketing Digital, “Uma coisa que o marketing digital tem, que tradicional não tem tão apurado, são os dados, o digital é movido a o que a gente chama de datamining, é movido a dados, tudo no digital você consegue mapear, então consegue um número mais próximo da realidade”. E a partir desses dados, é possível mapear seu público, alcançar ele e saber como está interagindo com as suas ações.

Suas maiores vantagens em relação ao Marketing tradicional são: segmentação mais precisa, mensuração dos resultados mais clara e apurada, preço e agilidade de implementação.  “As pessoas passaram a consumir muito mais, porque a chance da pessoa estar conectada em algum serviço digital é muito maior que um tradicional” afirmou Gustavo.

Em relação ao preço, o diretor de conteúdo comenta sobre como um pequeno empreendedor pode ter bons resultados investindo no meio digital com pouco dinheiro, pois mesmo não criando ações gigantescas, a partir dos dados ele irá atingir exatamente o seu público de interesse.

Quando questionado sobre qual a importância para uma empresa investir em Marketing Digital, Gustavo comenta sobre os números muito mais confiáveis e o alcance muito maior de pessoas (em relação a mídia tradicional), “você consegue segmentar, encontrar seu público, por ter esses dados, a partir das ferramentas e das plataformas que existem, as marcas têm uma noção de quem é o público delas, tem um acervo, ai fazem algo muito mais direcionado do que no marketing tradicional”.

A comunicação digital hoje é considerada de vias múltiplas, pois utiliza diversas plataformas e proporciona uma rede de contato entre marcas e seus consumidores, contando com a participação ativa do público. Além de utilizar comunidades de interesse, que segmentam os conteúdos de acordo com as preferências do usuário.

Por conta dessa grande diferença entre as duas formas de marketing, existe a dúvida se o tradicional vai deixar de existir por conta do digital. Gustavo afirma que “o marketing digital e o tradicional se complementam, como sempre dizem, existe o on e o off, cada um tem as suas características, as suas vantagens e desvantagens. O marketing tradicional não vai deixar de existir, o que vai mudar é a proporção de gastos e energias entre as duas, mas as duas vão continuar existindo. O que muda é a relevância dos canais, mas os canais continuam coexistindo”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s