Uber inicia novo programa de qualidade para sua plataforma

Gustavo Fonseca

Com suas atividades iniciadas no Brasil em 2014, a multinacional americana Uber trouxe ao país uma nova forma de locomoção com preços mais baixos em relação aos táxis. A qualidade da plataforma, que antes era destaque, passou a ser alvo de críticas em sites de reclamação como o Reclame Aqui, que hoje elenca a empresa como a sexta com maior número de queixas nos últimos 12 meses.

Pensando em solucionar esse problema, a empresa lançou um novo programa de qualidade que propõe cativar seus clientes e tornar o aplicativo mais justo aos motoristas.

Avaliações

Pré-requisito para que motoristas continuem dirigindo com o aplicativo e para que os passageiros continuem realizando viagens, a nota média de avaliações por estrelas, que vai de 1 até 5, precisa ser de no mínimo 4,70.

Para Luciano Freitas, gerente de marketing da Uber, além de ser uma forma de avaliar a qualidade das relações entre as duas partes, o método garante o respeito mútuo e benefícios para motoristas que se destacam com um bom atendimento.

O procedimento, que antes era de apenas selecionar o número de estrelas na tela, passou por uma sensível alteração neste início de mês, dando a possibilidade para que, além da nota, seja colocado algum ponto específico que possa não ter agradado a uma das partes ou um elogio relacionado a algo que superou as expectativas.

Se o passageiro decidir avaliar com 4 estrelas, por exemplo, será necessário escolher alguma opção relacionada à limpeza, conversa, rota, aplicativo, preço etc., sendo que algumas dessas opções não serão consideradas para a média de avaliações, já que a empresa entende que precificação e tecnologia não são relacionadas ao motorista parceiro.

Da mesma forma foi alterada a avaliação em relação ao passageiro, que agora poderá receber alguma crítica específica sobre algum comportamento, como bater a porta do veículo, não prezar pela limpeza e conservação do carro ou até mesmo ofender de alguma forma o condutor. A plataforma continua garantindo o anonimato de todos os relatos feitos.

Clube 6 Estrelas

Além de ajustar as avaliações, a Uber inaugurou o Clube 6 Estrelas, programa de reconhecimento aos motoristas mais bem avaliados do aplicativo. Com bonificação em dinheiro para que esses motoristas indiquem seus amigos, espaços preferenciais para atendimento em seus escritórios e kits com carregadores e suportes para celular, a campanha agradou Fausto Portugal, que em poucos meses dirigindo pela aplicação alcançou uma nota acima da média e viu seus ganhos subirem.

“É sempre legal ser reconhecido, mas os incentivos financeiros como o voucher de combustível ajudam a diminuir nossos custos operacionais e maximizar os ganhos”, avaliou o motorista.

Quem ficou feliz também foi o passageiro Hiago Bertuol, que vendeu seu carro e hoje se locomove majoritariamente pela Uber. “No início, a gente via uma grande qualidade em relação aos táxis, hoje os motoristas deixam um pouco a desejar, mas ainda é melhor que qualquer outro meio de transporte. Acho que estão contratando muitos motoristas inexperientes”, avaliou.

A plataforma não possui um vínculo contratual com os motoristas, mas segundo o site, as políticas e regras relacionadas às avaliações são suficientes para manter a plataforma com uma boa qualidade.

 

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