“A universidade deve atuar na construção da verdade”, afirmam professores da UTFPR no curso livre sobre o Golpe

O professor Carlos Marés, que abriu o curso do Golpe da UTFPR – Foto: Marcelo Lima

Giovanna Dal Santo

Na última quarta-feira (11), foi realizada no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR a aula inaugural do Curso Livre: Golpe de 2016 e o futuro da democracia. O curso conta com 11 encontros em que serão tratados assuntos relacionados à defesa da democracia, e é aberto a alunos e ao público em geral. A aula inaugural contou com a presença de Carlos Frederico Maré de Souza Filho, professor-titular de direito socioambiental da PUCPR no mestrado e no doutorado em direito.

Antecedente da palestra, houve a abertura do curso com a reunião de alguns professores da UTFPR, entre eles a professora Nanci Stancki da Luz, que recentemente disputou as eleições da universidade, e na plateia encontrava-se o atual diretor-geral Marcos Schiefler Filho. Os professores alegaram preocupação com a ameaça à democracia dentro da universidade, como a não contratação de funcionários, eliminação de cursos de humanas na UTFPR, corte de bolsas, entre outros.

O título da palestra foi “O Golpe contra a Natureza e os Povos”, e o professor de direito iniciou com o assunto do golpe de 2016 e aprofundou o tema na área do direito, mas o grande foco foram as melhorias que os indígenas tiveram no governo Lula e o impacto do golpe de 2016. O palestrante citou povos como os faxinalenses e quilombolas, e enfatizou os governos autoritários como inimigos dos povos indígenas e da natureza. A palestra estava com o auditório cheio e, ao final, o professor foi muito aplaudido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s