Mostra fotográfica da Bienal de Curitiba retrata indígenas na Amazônia

Foto Exposição Fotográfica dos Indígenas

“Além da Fotografia” – Mostra que retrata cultura indígena da Amazônia está em exposição na Bienal de Curitiba (Foto: Julia Duda)


Repórter: Julia Duda
Pauta: Jéssica Guimarães
Edição: Sara Takatsuki

A mostra “Além da Fotografia”, do fotógrafo paulista Rodrigo Petrella, em exposição no Museu da Fotografia dentro do Solar do Barão, é uma entre as diversas atrações da Bienal de Curitiba, que é realizada na capital paranaense até 25 de fevereiro de 2018. A exibição traz imagens feitas por Petrella durante uma jornada pela diversidade por diversas aldeias, na cena social amazônica. O artista, que começou a fotografar indígenas em uma campanha para a COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), retrata esse tema há mais de vinte anos e teve suas obras expostas por vários países do mundo.

A curadoria da mostra foi feita pelo paraguaio Tício Escobar, convidado da Bienal de Curitiba e diretor do Museo Del Barro, de Assunção, no Paraguai. Escobar expôs seu comentário, na própria exposição, sobre as fotografias de Petrella dizendo que o fotógrafo “não só recolhe valiosíssima informação etnográfica: também expõe códigos de um mundo entreaberto e subtraído”.

Segundo Rodrigo Petrella suas fotografias expostas na Bienal de Curitiba retratam uma experiência vivida na aldeia Kriny, dos índios Kayapó, na Amazônia. O fotógrafo também afirma que houve muita receptividade por parte dos moradores da aldeia e que eles não só abriram sua morada para a realização do trabalho, mas também trabalharam junto para as fotografias, colaborando com tudo que fosse preciso. O artista disse ainda que, sua visão de mundo foi totalmente alterada depois desses vinte anos de trabalho com índios, explica que agora tem uma melhor compreensão sobre os diversos espaços culturais na sociedade.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s