Coletivo feminino inova ao realizar entregas com bicicletas

Por Allyson Rafael, Maísa Barbosa e Vivian Vieira

Neste ano, foi criada a Camomila Vulgar, o primeiro coletivo de entregadoras de bicicleta em Curitiba. O movimento, fundado por mulheres e para mulheres, surgiu após um grupo de amigas realizar entregas por conta própria para uma marca de camisetas na cidade. Um dos objetivos do movimento é incentivar o empreendedorismo feminino, além de lidar com as ruas enquanto um ambiente hostil para as mulheres.

Para engajar e incentivar as mulheres a participarem do coletivo, foi criado um formulário (disponível aqui) que é deixado em destaque em suas redes sociais – para ser preenchido por quem tem interesse em fazer entregas e participar do coletivo. “Só mulheres que pedalam participam. Infelizmente, como estamos no início, vamos chamando as participantes aos poucos, pois não temos entregas para todas ainda”, ressalta Isadora Palhano, participante do coletivo.

Como é considerado um trabalho independente, as participantes do movimento recebem conforme as entregas que realizam, sendo uma pequena porcentagem do dinheiro ida para os custos que a Camomila Vulgar possui, como cartões de visitas e camisetas. O restante do dinheiro para a entregadora. 

Loren Margonar, uma das fundadoras, ressalta o protagonismo feminino na iniciativa, uma vez que 7% das mulheres estão trafegando como ciclistas pelas cidades brasileiras. “Nossa intenção é ocupar esse lugar, rodar a cidade de mochila nas costas e usar a força das pernas pra também incentivar mais mulheres a se juntarem a nós”, comenta Loren Margonar, uma das fundadoras do movimento. Para Julia Vergopolan, integrante da Camomila Vulgar, na rua, todas estão expostas ao assédio e à violência, mas o empoderamento do ciclismo supera o medo. “Pedalar é um sentimento de liberdade, posso ir para onde eu quiser, a hora que eu quiser”, declara.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser conferidas na página do Camomila Vulgar no Facebook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s