1° Encontro Cristão na UTFPR traz como tema a Prevenção ao Suicídio

Por Amanda Correia, Ketlyn Nicole e Maria Beatriz

Na última quinta-feira (23), a UTFPR (Universidade Tecnológica do Paraná) sediou o “1° Encontro Cristão na UTFPR”, organizado pela ABUB (Aliança Bíblica Universitária) e pelo grupo “UTFPR em Cristo”. Voltado aos alunos da instituição, mas aberto ao público, de qualquer crédulo religioso, o encontro contou com a presença da psicóloga Elisabeth Suguihara que ministrou um debate sobre a prevenção ao suicídio. Intitulada “Há razão para continuar”, a palestra abordou o suicídio, esse mal silencioso que, em muitos casos, pode ser prevenido se houver uma conversa sem tabu sobre o assunto.

IMG_4103

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos, sendo essa a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, esses índices cresceram entre 2011 e 2015. Dados como esses foram divulgados pela palestrante que, além disso, contou relatos de sua vida pessoal e profissional, destacando que apesar de pouco falado, esse tema sempre esteve presente e merece atenção da sociedade. Dar atenção e não tratar o problema como se fosse algo banal é a melhor forma de se dar auxílio a quem precisa, segundo a psicóloga.

Durante a palestra, foram citadas  formas de entender e ajudar pessoas que estão passando por situações depressivas e que podem levar ao suicídio. Para os organizadores, falar sobre isso na universidade é relevante porque o assunto não é tão divulgado e seu debate pode ajudar os jovens que passam por essa situação e tem vergonha de se expor.

O debate foi relevante para os alunos refletirem sobre sua importância e papel na universidade. Segundo a estudante Aliana Ribas (19), que participou do evento, a experiência foi motivadora. “A palestra trouxe a tona o sentimento de ser suficiente. Por vezes na universidade nos sentimos inferiores e incapazes, a palestra mostrou que isso não é real e cada um tem o seu tempo e que isso deve ser respeitado. Outro ponto levantado foi o de se conhecer e saber quem realmente você é!”, afirmou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s