Curitiba participa de Dia Mundial de Doação na próxima terça-feira

Por Allyson Rafael, Maísa Giraldelo e Vivian Vieira*

Na próxima terça-feira (28), acontecerá o “Dia de Doar”, um movimento internacional que visa promover a cultura de doação pelo mundo. Em Curitiba, o evento é organizado pelo “Movimento por uma Cultura de Doação”, que reúne organizações e indivíduos engajados na causa. As instituições participantes divulgarão a ação neste final de semana na C’adore Comida Descomplicada, onde cada organização venderá seus produtos e apresentará seus trabalhos no dia 25 e, no dia 26, nas Ruínas de São Francisco, juntamente com atividades da Rádio Mundo Livre.

O movimento que promove o evento, cria materiais, artes, vídeos e cartazes para que cada fundação participante do “Dia de Doar” use como divulgação e faça a própria campanha para arrecadação de fundos. Amanda Riesemberg Ferreira, diretora de marketing da ação, comenta que qualquer pessoa poderá ajudar, seja doando ou publicando algo sobre o movimento. “As pessoas que não têm como doar, podem compartilhar a campanha para que outras pessoas de sua rede doem recursos, utilizando a hashtag (#diadedoar) e sendo voluntário em organizações que você se identifique”, afirma. 

Claudia Rodrigues, gestora executiva da ONG “Elo Apoio Social e Ambiental”, instituição que participará do movimento em Curitiba ressalta que recebem qualquer fonte de recurso. “Estaremos aceitando roupas em bom estado, acessórios e objetos para casa, pois temos um bazar na nossa ONG. Aceitamos também notas fiscais do mês sem o CPF e materiais escolares”, comenta Rodrigues. Para mais informações sobre como ocorrerá o evento em Curitiba, acesse o site  ou a página no Facebook. 

DIA DE DOAR PELO MUNDO

O movimento do Dia de Doar começou nos Estados Unidos, em 2012, e foi realizado no Brasil pela primeira vez em 2013. Foi criado por uma organização chamada 92Y, que fica localizada  em Nova Iorque. O Dia de Doar nos EUA leva o nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”, pois sempre é realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day) e também vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. Hoje, mais 35 países participam do evento, como a Índia, Itália, Inglaterra, Austrália, Quênia, Tanzânia, Suíça, Armênia e Rússia.

*Estudantes de Comunicação Organizacional na UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s