Feiras de orgânicos são oferecidas pela Prefeitura em prol da boa alimentação

Por Jeane Amaral, Laura Bedin e Luíza Queluz*

Durante a semana, ocorrem feiras de orgânicos promovidas pela prefeitura de Curitiba. Montadas em diversos pontos da capital, incluindo os turísticos, elas acontecem das 7h às 12h na maioria dos bairros, com exceção das feiras noturnas, no Cristo Rei e Ahú, que funcionam das 17h às 21h. O consumo de orgânicos é incentivado por eles serem vantajosos tanto para a saúde quanto ao meio ambiente. Mais saborosos e mais saudáveis, esses alimentos não possuem conservantes ou derivados e têm maior concentração de nutrientes.

As feiras de Curitiba, que tiveram origem em 1989, com barracas de orgânicos junto às de artesanato na tradicional feira do Largo da Ordem, cada vez mais recebem consumidores adeptos desse tipo de alimentação. Embora os preços dos produtos sejam um pouco mais elevados que os alimentos convencionais, os benefícios de consumir orgânicos são vários e justificam o investimento. Zeldir Izidoria Oliveira da Rocha (39), consumidora de orgânicos que trocou os supermercados pelas feiras há mais de dois anos, confirma isso. “O preço nas feiras é justo, pois além dos alimentos serem mais saudáveis, o sabor e o aroma são mais intensos”, afirma. Segundo ela, nos supermercados, os preços dos alimentos orgânicos custam até o triplo dos demais. 

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2016, o Paraná se consolidou como o maior produtor de alimentos orgânicos do país e o segundo estado brasileiro com o maior número de propriedades certificadas para a produção de orgânicos. A lista completa das feiras, os horários e os respectivos endereços podem ser conferidos no site da Prefeitura Municipal de Curitiba, clicando aqui.

*Estudantes de Comunicação Organizacional na UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s