Consulta Pública determina Educação como prioridade para Curitiba em 2018

Por Maisa Barbosa e Leon Pureza*

Uma audiência pública realizada no fim de outubro reuniu representantes da Prefeitura de Curitiba na Câmara Municipal para definir o orçamento para o município no ano de 2018. A Lei Orçamentária Anual (LOA) deve ser votada e aprovada até o fim de cada ano que precede o planejamento. A participação popular é solicitada quando, na fase de consulta pública, sugestões da população são recolhidas. As sugestões servem de alicerce para emendas que os vereadores apresentarão antes de votar a LOA.

A fase de consulta pública foi realizada entre os dias 11 e 17 de outubro e a população pôde exercer a cidadania votando em urnas físicas localizadas nas regiões administrativas ou também pela Internet pelo site da câmara e também pela rede social “Twitter”. A consulta pública contou com 471 participações registradas e, segundo o relatório apresentado na audiência, a principal demanda da população é direcionada para a Educação, com 19% das solicitações, em segundo lugar em a segurança, com 18% das sugestões, e em terceiro melhorias nas ruas da cidade, com 16%. 

Em entrevista, Oruê Brasileiro (Assessor do vereador Goura) reforçou a importância das formas de votar “online”, salientando que assim são incluídos públicos (mais jovens) que não se sentem a vontade de ir até uma urna e acredita que isso contribuiu para o crescimento do volume de votos captados. Oruê ainda ressalta “Hoje em dia as pessoas sentem um distanciamento da política, acreditam que apenas realizando o voto obrigatória nas eleições já estão cumprindo seu papel” e que aumentar as possibilidades para participar é sempre algo positivo.

A fase que se segue é a de análise das propostas de emendas dos deputados ao que foi votado anteriormente. A definição de como será investido o dinheiro público no próximo ano (LOA) e nos próximos quatro (PPA) será votada no fim deste mês de novembro, até dia 28, e entra em vigor a partir do início do ano de 2018.

*Estudantes de Comunicação Organizacional na UTFPR.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s