Mostra de filmes promove cultura japonesa em Curitiba

Reportagem: Rhuan Iasino
Pauta: Deborah Deluchi
Edição: Leonardo Batistão

Entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro, foi promovida uma mostra de filmes japoneses em Curitiba, em comemoração ao mês da cultura japonesa. O evento, que ocorreu na Cinemateca e foi promovido pelo Consulado Geral do Japão, em parceria com a Fundação Japão, exibiu obras inéditas no Brasil, com áudio original e legendas em português. Um dos títulos de destaque na programação foi a comédia “Key of Life”, do diretor japonês Kenji Uchida. O filme ganhou a estatueta na categoria de roteiro do Japan Academy Prize de 2012.

Segundo o vice-cônsul do Japão, Yuma Kobayashi, o objetivo do evento era divulgar a cultura japonesa moderna. “Queremos divulgar a cultura japonesa, não somente as tradicionais e já conhecidas, mas também as modernas”, disse Kobayashi, que também é chefe do setor cultural do consulado. Ele ainda afirmou que a cidade de Curitiba possui um ambiente favorável a cultura nipônica, devido a grande comunidade japonesa local.

Além da mostra de filmes, outros eventos também são realizados pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba para promover a cultura na cidade. Um deles é o Haru Matsuri, evento anual que ocorre sempre no mês setembro para comemorar o início da primavera. No festival, são realizadas exposições japonesas em estandes, apresentações musicais e folclóricas, além do comércio de comidas e bebidas típicas da nação oriental. Mais informações sobre as iniciativas podem ser consultadas clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s