Alunos são convocados a participar de eleição para Diretor Geral

Eleição da UTFPR para Diretor Geral do campus Curitiba acontece hoje e conta com participação dos alunos

Reportagem: Juliane Fürbringer
Pauta: Alessandra Rosa Stahsefski
Edição: Giulia Gaio

Hoje (9/11), acontece na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) a eleição da nova diretoria do Campus Curitiba, das 9h às 21h30 nas três sedes da cidade. O DCE (Diretório Central dos Estudantes) do campus convoca todos os estudantes a votarem para Diretor Geral. Para Luiz Fernando Rosa, presidente do DCE, ter sido conquistado o voto do aluno é de grande importância, entretanto, afirma que ainda existem diversos problemas em relação ao voto, como por exemplo, a paridade do peso dos votos e a participação mais ativa por parte dos estudantes na política e administração da UTFPR.

De acordo com o presidente do DCE, que é estudante de Letras Português/Inglês e Ativista do movimento Negro, ainda não são todos os alunos que entendem a importância de participar na votação. Infelizmente a UTFPR é dividida em dois grupos; o primeiro é composto por um grande grupo de alunos que vêem a Universidade como um espaço apenas para estudo e pesquisa, por conseguinte, eles esquecem da parte de extensão do ambiente acadêmico […]. O segundo grupo, que infelizmente é minoritário, é composto por estudantes que em sua maioria são mais engajados e/ou vinculados aos Centros Acadêmicos dos cursos da UTF”, afirma. Luiz Fernando Rosa complementou ainda que não prevê muita mudança na participação dos alunos para esta eleição. “Assim como na última, os alunos envolvidos serão os que fazem parte do grupo mais engajado”, disse.

A disputa conta com quatro candidatos professores: Christian do DAGEE- CT; o Prof Schiefler do DAMEC-ECO; Prof Nanci do DAMAT- CT; Kléber. O DCE organizou três debates com os candidatos, um no dia 27/10 na sede Ecoville e outro no dia 30/10 na sede Centro, que, segundo o DCE, contou com a presença de cerca de 90 alunos, além de servidores e professores. O terceiro e último debate foi realizado ontem (08/11), na sede Centro, e foi transmitido ao vivo pelo canal da UTFPR, no youtube.     

Sobre os debates, o presidente do DCE contou que os temas discutidos, como a mudança de sedes e ocupação do ecoville, surgiram a partir de um formulário disponibilizado na página do DCE do Facebook, e as questões mais recorrentes foram selecionados para o debate como perguntas obrigatórias. Comentou ainda que os candidatos Prof. Schiefler, Profa. Nanci e Prof. Christian entraram em contato com o diretório estudantil para saber quais as necessidades e demandas dos alunos.

Confira os principais pontos defendidos pelos candidatos:

 

 

SERVIÇO:
Eleição – Direção Campus Curitiba
09 de novembro de 2017 – 09h às 21h30
Sede Centro: Urnas estarão dispostas no mini ginásio (próximo à piscina);
Sede Ecoville: Urnas estarão dispostas na sala da administração – andar térreo;
Sede Neoville: Urnas estarão dispostas na sala de reuniões – entrada principal da sede.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s