Projeto de extensão da UTFPR oferece aulas de Dança de Salão gratuitas

Pauta: Kauhany Souza
Repórter: Rafaela Teixeira
Editora: Thaiane Lago

Desde a última quinta-feira (5), o grupo de dança Links oferece aulas gratuitas de dança de salão para as comunidades interna e externa da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Sob coordenação da professora Juliana Maria Greca, do NUCCOM (Núcleo de Cultura e Comunicação) do DEPEX (Departamento de Extensão) da universidade, as aulas serão às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30, ministradas pelo professor David Saboya, no LAPOC (Laboratório de Poéticas do Corpo), bloco V3.

Para Juliana Greca a dança não é somente entretenimento. “Quando falamos de arte, falamos de discutir comunicação, linguagem, sociedade, política, cultura, tecnologia entre tantos outros temas”, afirma. Segundo a coordenadora, a dança e a arte sensibilizam todos a perceberem o próprio corpo e aumentar as percepções. “De modo geral, percebemos quem somos, como somos, nossos registros físicos e emocionais, assim como percebemos o outro e suas manifestações”, explica. O professor David Saboya corrobora essa visão e afirma que a dança pode ser entendida sob diversas formas. Para ele, pode ser considerada uma terapia, um esporte ou até uma forma de socialização.

IMG-20171018-WA0009 (2)

Primeira aula gratuita ministrada pelo Grupo Links. (Foto: Juliana Greca)

Tanto David quanto Juliana acreditam que a universidade é um local de produção e troca de conhecimentos, e que o relacionamento entre as comunidades interna e externa é importante para o desenvolvimento de projetos que causem impacto positivo na sociedade. “A universidade não faz sentido se não for para produzir conhecimentos com o povo e para o povo”, afirma a coordenadora.

O grupo existe desde 2013 e foi criado para garantir uma unidade e identidade para as propostas de dança a serem desenvolvidas pela coordenadora na universidade, no início de sua carreira docente. O nome Links surgiu, de acordo com Juliana, para representar a conexão das três frentes de ação da universidade: ensino, pesquisa e extensão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s