ENCOM aborda empreendedorismo e inovação com oficina de Scrum

Reportagem: Luciano Rizzi
Pauta: Emanuelle Soares

Nas últimas segunda (2) e terça-feira ( 3), foi realizado o ENCOM (Encontro de Comunicação com o Mercado), evento organizado pelos discentes do curso de Comunicação Organizacional da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). O tema escolhido para o evento foi Empreendedorismo e Inovação, com dois dias de talk shows e oficinas. Na realização do evento, destacou-se a oficina de Scrum, ministrada pelo engenheiro Marcos Fregolão. O Scrum é um conjunto de valores, princípios e práticas aplicado que fornece a base para a organização de projetos, empresas e equipes. É uma metodologia que permite adicionar as práticas particulares de engenharia e gestão relevantes para a realidade da empresa, aplicável a projetos de qualquer tamanho.

Fregolão é engenheiro de Software graduado pela Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista), e profissional na arquitetura de sistemas atuante da área de TI (Tecnologia da Informação), com 20 anos de experiência, com grande “know how” (expertise)  em levantamento de requisitos, construção de frameworks (estruturas de trabalho) e desenvolvimento de sistemas. Ele destaca que esta framework deve ser utilizada para gerenciamento de equipe. O grupo deve ser formado por um P.O. “Product Owner” (Proprietário do Produto); um Scrum Master (Mestre Scrum); e um Development Team (Time de Desenvolvimento)  e deve ter entre três e nove pessoas. “Se o projeto for maior, ele deve ser subdividido em áreas, em mais equipes”, ressalta o palestrante.

S96 - Grupo 5. Semana 2 por Joyce Franco.

Oficina de Scrum no 21º Encom (Foto: Joyce Franco)

Para Fregolão, o Scrum é uma metodologia útil também para a gestão do TCC (trabalho de conclusão de curso) na universidade, porque ele exige a entrega de um produto incrementado. “Hoje, como os projetos são mais dinâmicos, usar o Scrum é melhor, porque ele antecipa as fases do trabalho e os erros, aumentando as chances de correção. Algo que no antigo modelo metodológico (Waterfall) não é possível”, opina o engenheiro.

Para Cristiano Sousa, estudante do Curso de Comunicação Organizacional da UTFPR, um dos organizadores do 21º ENCOM, a escolha do tema “Scrum” convergiu com a proposta desta edição do evento, que aborda o empreendedorismo e a inovação. Para o estudante, o “Scrum é uma metodologia de planejamento e gestão de projetos, que tem como foco produzir mais em menos tempo e otimizar os resultados”. A ideia foi propiciar aos colegas o contato com a ferramenta metodológica, bem como “a inserção de novas tecnologias se faz necessária para esses futuros profissionais, frente às novas expectativas da Comunicação Organizacional”, enfatizou o organizador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s