Oficina de roteirização para cinema atraiu alunos de diversos cursos

#COBERTURAESPECIAL #TAMBOR

Por Jeane Amaral, Laura Bedin e Luiza Queluz*

roteiro cinema

Semana Acadêmica de Comunicação ofereceu oficina de roteirização para cinema ministrada por alunos do curso de letras (Foto: Camila Mancio)

Na manhã da última segunda-feira (25), após o evento de abertura da II Semana Acadêmica de Comunicação da UTFPR, uma oficina sobre roteirização para cinema foi oferecida aos participantes. Ministrada por Evandro Souza e Luiz Fernando, ambos alunos do curso de Letras da universidade, a iniciativa atraiu alunos de diversos cursos, que puderam conferir a importância da temática na cultura contemporânea.

Segundo Evandro Souza, a roteirização para cinema é de grande importância para a sociedade em geral, por constituir uma expressão artística. O estudante de letras declarou ainda que, embora no Brasil esse mercado ainda seja restrito – com pouco investimento -, vale a pena persistir com muita determinação para crescer nesse cenário.

A oficina abordou temas como a criação de personagens, produção de argumentos, criação de outline (descrição do seu projeto) e logline (sinopse qual o diferencial do projeto), estrutura e formato do roteiro. No decorrer da oficina, Evandro e Luiz Fernando ressaltaram a importância de humanizar os personagens em sua criação, atribuindo a eles características com as quais os telespectadores possam se identificar. Foram destaques também dez dicas para a elaboração de um roteiro, citadas pelos mesmos como os dez mandamentos, dicas simples para facilitar a compreensão da criação.

Segundo Camila Mancio, uma das organizadoras da Semana Acadêmica, a oficina foi inserida na programação para contemplar áreas diversas da comunicação, com o objetivo de mostrar as opções que os alunos têm ao escolher no que irão atuar. A integrante da comissão organizadora afirmou que há uma forte ligação com a publicidade e o setor audiovisual. “Para a Comunicação Organizacional, por exemplo, é importante o desenvolvimento de um bom roteiro ao elaborar vídeos institucionais, por exemplo”, ilustrou Camila.

*As autoras são estudantes do curso de Comunicação Organizacional da UTFPR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s