Oficina de Escrita Criativa integrou Semana de Comunicação

#COBERTURAESPECIAL #TAMBOR

Por Deborah Deluchi, Leonardo Batistão e Rhuan Iasino*

Sem título

Oficina ministrada pelos estudantes João Simino e Luiz Fernando, do curso de Letras Português – Inglês da UTFPR, focou em crônica como escrita criativa (Foto: Leonardo Batistão)

Foi realizada, na manhã da última terça-feira (26), na sede Centro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a oficina de Escrita Criativa,  ministrada por graduandos do curso de Letras da universidade durante a II Semana Acadêmica de Comunicação. De acordo com os ministrantes João Victor Arcega Simino e Luiz Fernando Rosa, escrever bem e de modo criativo é essencial para a carreira profissional.

“Vivemos em uma sociedade muito tecnológica, e existe a necessidade de chamar a atenção do leitor para o que se escreve. Ao pensar um texto de forma criativa, discorrer sobre determinado assunto de maneira diferente, você ganha mais notoriedade”, afirma Luiz Fernando. Segundo ele, o tema “crônicas” foi escolhido a dedo para os alunos do curso de Comunicação Organizacional com base nas possíveis áreas de atuação dos estudantes no atual mercado de trabalho

Durante o minicurso, os alunos formaram grupos e foram indagados a refletir a respeito das diferenças entre contos e crônicas, e dos recursos literários e suas funções. Ainda foi proposto aos envolvidos a produção de uma crônica com a temática “violência urbana” e compartilhassem o resultado da escrita com os demais grupos.

Sem título

Estudantes de Comorg compartilharam as crônicas produzidas durante a oficina com os colegas (Foto: Camila Mancio)

Ao final, os participantes foram convidados a participar do grupo de escrita “Contos e Crônicas” e a publicar os textos produzidos na atividade no blog “Entreprosas GECC”. O grupo, criado este ano por alunos da universidade, tem como propósito reunir jovens autores e possibilitar o compartilhamento de ideias e experiências. Atualmente, 20 estudantes participam dos encontros que ocorrem em todas as terças-feiras, às 17h30, na sala 205, do bloco E. 

*Os autores são estudantes do curso de Comunicação Organizacional da UTFPR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s