Comitiva de professores de Comorg da UnB abre diálogo sobre cooperação com a UTFPR

Comitiva da UnB, recepcionada por professores e estudantes de Comorg da UTFPR

Por Cristiano Sousa*

A Universidade de Brasília (UnB) é uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil e pioneira na oferta do curso de bacharelado em Comunicação Organizacional, conhecido como Comorg. Do mesmo modo, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) se destaca na Região Sul, com o segundo curso de Comorg do País, ofertado pelo Câmpus Curitiba.

Nessa perspectiva, na última segunda-feira (4), uma comitiva da UnB fez uma visita ao curso de graduação em Comorg da UTFPR, vinculado ao Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (Dalic). Os visitantes conheceram o modelo pedagógico do curso e as ações de ensino, pesquisa e extensão promovidas pela Tecnológica.

O grupo foi recepcionado pelo pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, professor Luis Maurício Martins de Resende, e pelo diretor-geral do Câmpus Curitiba, professor Cezar Augusto Romano, juntamente com o chefe do Dalic, professor Gustavo Nishida, a coordenadora do curso de Comorg da UTFPR, professora Elza Aparecida de Oliveira Filha, e outros docentes da área.

A professora Elza destacou a ideia de cooperação entre as duas universidades, por meio da mobilidade acadêmica e do alinhamento curricular de ambos os cursos, com expectativa de projetar a graduação em Comorg no âmbito nacional. “As probabilidades desse intercâmbio são interessantes para ambas as instituições, permitindo ampla abertura para pesquisas, nos mais variados aspectos dessa área do conhecimento”, afirmou a coordenadora. 

A Comitiva da UnB foi composta pelas professoras Elen Cristina Geraldes (coordenadora do curso) e Janara Kalline Leal Lopes de Sousa, o professor João José Azevedo Curvello e a estudante Gardênia Marinho. Segundo a professora Elen, a intenção é iniciar esse diálogo, a fim de estabelecer parcerias entre as duas instituições, visando ao fortalecimento da categoria profissional do comunicólogo organizacional.

Os estudantes de Comorg da UTFPR, Gabriela Mayumi e Cristiano Sousa, presidentes do Centro Acadêmico de Comunicação (CAC) e da Cacto Júnior, empresa júnior (EJ) de Comunicação, também participaram do encontro. Na ocasião, a professora Anuschka Reichmann Lemos guiou um passeio com a Comitiva, apresentando os espaços do Câmpus, salas de aulas e laboratórios do Dalic.

O segmento profissional

O comunicólogo organizacional é o profissional responsável pelo planejamento e a gestão da comunicação em organizações institucionais e empresariais: públicas, privadas e do Terceiro Setor. Atua na definição e implementação de ações e estratégias com foco na imagem institucional e mercadológica, e gerencia eventuais crises.

Professora Elen Geraldes ressalta a importância do profissional de Comorg

Entre suas atribuições, está a interação entre a organização e os variados públicos (internos e externos), por meio de ferramentas e processos comunicacionais. As atividades dessa categoria profissional, no entanto, vão além da produção de peças de comunicação (campanhas, vídeos e folheteria) e do atendimento às demandas de imprensa (TV, rádio, jornal, revista e veículos da web), pois a Comunicação Organizacional abrange outros aspectos: administrativa, mercadológica e gestão.

No âmbito administrativo, o profissional dessa área gerencia o fluxo de informações, assessorando os gestores nas tomadas de decisões.

Intercom Nacional 2017

Nesta semana, no período de 4 a 9 de setembro, a capital paranaense é palco do maior evento de comunicação do País, o 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional 2017).

Aproximadamente 3,6 mil pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área, vão debater em tópicos de comunicação organizacional, jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial, conteúdo para mídias digitais e políticas públicas para o setor.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), nesta edição, o evento está sendo realizado pela Universidade Positivo (UP), e correalizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Cerca de 58 estudantes da UTFPR se inscreveram para atuar como monitores do Intercom Nacional 2017. Desse total, 22 vão participar do Expocom, enquanto 16 apresentarão artigos no Intercom Júnior. Além dos alunos, 16 professores vão apresentar artigos e o professor Zama Caixeta vai ministrar uma oficina. Já a professora Claudia Nociolini Rebechi será coordenadora o I Colóquio Nacional dos Grupos de Pesquisa de Comunicação em Contextos Organizacionais.

*Estudante de Comunicação Organizacional na UTFPR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s