Olhar oportunidades

#PERFIL

Por Thiago Viana

Todo mercado de trabalho é competitivo. No momento em que o país passa pela sua maior recessão desde 1930, as oportunidades ficam ainda mais escassas e, além de procurar cada vez mais capacitação para aquilo que você se propõe a fazer, é preciso criar também as suas oportunidades. Este é o pensamento do repórter do TV Fama, Fa Marianno.

Fa Marianno 4

Radialista, jornalista e animador de TV, ele nasceu em Belém do Pará e há alguns meses fixou residência no Rio de Janeiro cobrindo o mundo das celebridades. Aos 31 anos recém-completados, Fa conta que muita água passou por baixo de sua ponte antes de chegar à sua realização profissional. “Comecei escrevendo uma coluna sobre a noite de Belém em um site local, acabei ficando conhecido na cidade, apresentando eventos, até que resolvi escrever um blog sobre os bastidores da TV em 2012. Em 5 anos, já são mais 3,3 milhões de visualizações no Brasil e em outros países.

As notícias publicadas no blog chamaram a atenção de autores e produtores de novelas, que começaram a pautar o blog na hora de divulgar as notícias sobre os próximos acontecimentos das produções. O reconhecimento e visibilidade do blog acabou abrindo portas e o conteúdo produzido para a internet foi parar no rádio. Em 2014, Fa foi convidado pela Jovem Pan Belém para um quadro semanal no programa Festa Pan, da Jovem Pan Belém. Mas havia uma barreira a ser quebrada. “Ainda em 2009, sendo um fisioterapeuta fazendo comunicação, eu me sentia um intruso na área e achava injusto continuar a atuar na área sem formação. Foi aí que procurei um curso técnico em reportagem para TV com extensão para web”, conta o comunicador, que após o trabalho na rádio finalmente conseguiu seu registro como jornalista.

A partir daí, Fa Marianno decidiu que precisava criar suas oportunidades para se consolidar no mercado de comunicação. “Resolvi sair de Belém e ir para Fortaleza (CE). Mandei e-mails para os diretores das TVs locais me apresentando e pedindo uma oportunidade para mostrar meu trabalho. Acabei conseguindo uma chance na TV Diário, onde atuei por quase dois anos, primeiro como produtor de um programa evangélico, até chegar a apresentador de um quadro sobre os bastidores na TV em um programa da grade de entretenimento”, relata. Para chegar à rede nacional o caminho foi o mesmo. “Eu escrevi no blog sobre a estreia de um programa da Daniela Albuquerque e a matéria chegou até ela. Ela agradeceu e, como eu estava de saída da TV Diário, já pensando em algo em rede nacional, eu vi naquele momento a oportunidade de tentar um contato para, quem sabe, conseguir alguma coisa em uma emissora aberta com alcance nacional. Deu certo”, comemora o repórter.

Fa Marianno 2

Apesar da trajetória bastante exitosa e também com muito ‘nãos’, Fa Marianno afirma que teve sorte de sempre topar com pessoas que lhe ajudaram de maneira significativa. Sobre a possibilidade de preconceito dentro da comunicação em relação ao trabalho relacionado aos bastidores da TV e à vida dos famosos, o profissional é categórico. “É entretenimento, informação sobre o que acontece na TV. As pessoas têm curiosidade de saber como as coisas acontecem e vão ao ar. Sobre a vida dos famosos, no blog, eu replico algumas coisas que outras pessoas publicaram mas confesso que não gosto muito e até estou diminuindo, mas também é algo que as pessoas gostam de saber. Há esse fetiche em saber da vida dos outros, principalmente dos famosos”, finaliza.

Conheça o Blog Olhar na TV: <www.olharnatv.blogspot.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s