UTFPR realiza a primeira Colônia de Férias Tecnológica

Por Victória Diniz e Stephanie Mayer

Neste mês de julho, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná( UTFPR) contará com programação especial de férias. Entre os dias 10 e 14 de julho, a sede CIC Sul do campus Curitiba receberá sede da primeira Colônia de Férias da Tecnológica. O evento em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), terá alunos da Universidade como voluntários e  irá realizar atividades recreativas com cerca de 2000 crianças de ONGs e Associação de moradores da região do Cidade Industrial.

Ivone de Castro, chefe do Departamento de Extensão e também responsável pela criação do Projeto conta que o mesmo surgiu no mês de Janeiro de 2017, com a motivação de alguns alunos que estavam na Universidade no período de férias. Desde então, Ivone tem procurado por alunos que se dispusessem ao voluntariado com oficinas de robótica, matemática entre outros. Segundo a entrevistada, não foi fácil conseguir o número necessário de alunos para colocar o projeto em prática. As inscrições ficaram abertas por duas semanas e no fim estão contando com 210 voluntários. 

Prof.ª Ivone de Castro, chefe do departamento de extensão da UTFPR

Sobre as dificuldades encontradas para realizar a Colônia de Férias da Tecnológica, Ivone de Castro comenta sobre a falta de patrocínio para o lanche das crianças, o que impossibilitou que o projeto ocorresse durante todo o dia e também da falta de recursos cedidos pela UTFPR, o que dificultou a viabilização de toda a estrutura e do projeto no geral. Mesmo com todos os percalços, a idealizadora do projeto se diz muito animada e confiante para realizar o evento e promete, se tudo der certo, uma segunda edição já nas próximas férias de verão.

Coleta livros para oficina literária –  Para viabilizar uma das atividades propostas, o DEPEX, departamento de extensão da UTFPR, também está coletando livros infantis e infanto-juvenis para oficina literária com crianças da região CIC durante a colônia de férias. A intenção é que em  todos os dias da colônia terão oficinas literárias com alunos e servidores trabalhando como voluntários. 

A Prof.ª Ivone de Castro, Chefe do DEPEX e organizadora desta ação, afirma que qualquer conhecimento adquirido é de grande importância para o desenvolvimento pessoal. Ivone relata: “A leitura ajuda na formação do caráter e da personalidade, deste modo, as crianças começam a entender melhor o mundo, melhorando a construção individual dessa faixa etária (06 a 14 anos)”.  

A colônica de férias ocorrerá das 13h às 17h30, dos dias 10 a 14 de julho na sede CIC da UTFPR, Rua. Pedro Gusso, 2671.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s