Estão abertas as inscrições para o 35° SEURS

Por Bianca Julia Rudiniki Costanski

A Pró-Reitora de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC), por meio da Diretoria de Extensão (DIREXT), torna pública a abertura do Processo de Seleção Interna de trabalhos para o 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). O formulário para a submissão das propostas, disponível no do site da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na página do DIREXT, órgão responsável pela seleção dos trabalhos inscritos, deverá ser enviado até o dia 30 de julho, também na página de Extensão, nos formatos .doc/.docx ou .odt (ou não serão avaliados).

O SEURS é o principal evento de extensão da região sul do país e terá como temática a Internacionalização da Extensão. Este ano, ocorrerá entre 30 de outubro e 01 de novembro de 2017, no campus Jardim Universitário da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), em Foz do Iguaçu. Nesse seminário há trocas de novas ideias de como fazer extensão com o conhecimento produzido pela pesquisa nas universidades. 

O Intercâmbio entre as instituições de ensino superior (IES) da região sul é promovido no SEURS, fomentando a troca de experiências das ações de extensão entre essas instituições e a comunidade. Também SÃO promovIDAS discussões sobre os caminhos dos programas de extensão. Na programação do evento, estão incluídos debates de temas da extensão e visitas técnicas aos projetos aplicados nas comunidades. Além disso, haverá minicursos e oficinas e apresentações de trabalhos extensionistas das IES participantes.

De acordo com Diego Estevam Teleginski, Coordenador de Extensão da PROREC, o SEURS é muito importante para o corpo docente e discente da UTFPR, porque permite reflexões sobre o potencial de impacto que uma IES tem sobre o desenvolvimento regional por meio da extensão. “Há também A noção de quanto uma experiência com a comunidade é importante na formação de um profissional mais cidadão, bem como quanto membros da academia e da comunidade ganham nesta socialização de conhecimento”, complementa o coordenador.

Esse ano a UTFPR tem 196 projetos de extensão registrados, até o momento, sendo que em 2016 houve 645. Esses projetos são divididos em oito áreas temáticas (Comunicação, Cultura, Educação, Direitos Humanos, Saúde, Meio Ambiente, Tecnologia e Trabalho e Produção) e mais quatro modalidades (programa, evento, curso e apoio tecnológico), sendo 503 registros de projetos neste ano. O Departamento de Extensão da UTFPR (DEPEX) é responsável por realizar os registros das ações de extensão. Nele pode-se encontrar informações sobre os projetos ativos, como quem é o coordenador de cada projeto, o contato, onde ocorrem, as parcerias que são feitas, etc. Não há divulgações sobre esses projetos, apenas o repasse deles pelo e-mail institucional. Porém, Diego Teleginski afirmou que o Departamento de Extensão gostaria que esses projetos fossem mais divulgados na instituição.

Mais detalhes a submissão de trabalhos serão divulgados nas próximas semanas no site do 35º SEURS: https://unila.edu.br/35seurs/.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s