CAUTEC realiza o 1º Asteroid day na UTFPR

Com o intuito de divulgar os perigos causados por asteroides, evento é realizado pela primeira vez na UTFPR

Por César Cruz

É realizado nesta sexta-feira (30), no miniauditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), das 9h às 17h, o evento Asteroid Day, cuja programação contempla palestras de doutores e professores  especialistas em asteroides. O evento está sendo realizado pela primeira vez na UTFPR pelo Clube de Astronomia Universidade Tecnológica Federal do Paraná (CAUTEC) em parceria com o Departamento Acadêmico de Eletrônica, é gratuito e aberto para toda comunidade. De acordo com o CAUTEC, possivelmente haverá observação, podendo existir complicações pelo clima.

“O evento surgiu em 2015, com o intuito de discutir e alertar as pessoas sobre os perigos que os asteroides podem trazer para toda a vida na Terra”, diz Wellington Ferrante, aluno de Licenciatura em Física e voluntário no CAUTEC. A data escolhida (30/06) é um alarme sobre o evento de 1908 que aconteceu na Sibéria (Evento de Tunguska) onde um asteroide explodiu sobre uma floresta e causou um enorme estrago na região. Recentemente, outro evento, na Rússia, com a queda de asteroide em uma cidade próxima, causou muitos estragos.

“O evento vem com a importância de alertar sobre esses perigos e incentivar a observação do céu e o registro para a descoberta de novos asteroides”, alega o voluntário. Iniciado por alunos da graduação, visando a divulgação da astronomia, o CAUTEC desde 2015 vem realizando espaços com observações regulares (segundas e quartas-feiras à noite e sextas-feiras ao meio dia), visando a divulgação do clube e da astronomia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s