Curta-documentário sobre ocupações estudantis é lançado na UTFPR

Por Vitor Ilha

Nesta quinta-feira (29), às 19 horas, no miniauditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sede centro, ocorrerá a exibição do documentário “Primavera Secundarista”. O curta-metragem apresenta a ação estudantil ocorrida na universidade e no Colégio Estadual do Paraná em Curitiba no ano de 2016. A aluna Maíra Kaline (22), do curso de Comunicação Organizacional da UTFPR, foi a responsável pelo desenvolvimento deste documentário, e explica que a ideia de produzi-lo surgiu a partir do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho Educação e Tecnologia (GETET), onde a aluna faz iniciação científica.

Maíra conta que, na época das ocupações, quando já estava realizando registros sobre o mobilização estudantil no Colégio Estadual do Paraná, a UTFPR foi ocupada. Então, a aluna decidiu permanecer na universidade durante todo o processo a fim de realizar gravações a respeito da ocupação. “O processo de edição e finalização foi realizado por Renato Prospero, que nos apoiou em diversos projetos do GETET. Essa ajuda foi muito importante, pois ele conseguiu mexer num material que trazia muitas lembranças doloridas para mim, como as perseguições e ameaças que sofremos durante a ocupação”, comenta.

Divulgação – Facebook

A aluna de comunicação explana que a importância desse filme é justamente ter um registro histórico sobre essa mobilização estudantil, a fim de mostrar como realmente foi o processo das ocupações e como os estudantes se organizaram de maneira autônoma e coordenada. “Esse filme vai ser lançado com o propósito de ficar para a história, e mostrar como foi essa luta pelos direitos dos estudantes”, conclui Maíra.
Essa mobilização nacional surgiu em repúdio e resistência dos estudantes à Reforma do Ensino Médio e ao congelamento de gastos públicos relativos a PEC 55 aprovada no final do ano passado. As ocupações ocorreram por todo o país, atingindo aproximadamente 1000 instituições de ensino, sendo 850 só no Paraná.

SERVIÇO
Exibição do documentário “Primavera Secundarista”
Direção e Arte – Maíra Kaline; Edição e finalização – Renato Prospero
Data: 29 de junho de 2017
Horário: 19h
Local: Miniauditório UTFPR, sede centro. Av. Sete de Setembro, 3165.
Entrada franca
Mais informações: https://www.facebook.com/events/1929878283920240/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s