Uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos é debatido em Ciclo de Estudos

Por Letícia Cordeiro

Na última terça-feira (07), o Serviço Social da Indústria (SESI), Cifal Curitiba e a Faculdade da Indústria, em parceria com o Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT/UFPR) e a Celepar deram continuidade ao lll Ciclo de estudo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desta vez, a abordagem foi o ODS 14 – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Três convidados esclareceram pontos sobre o tema e responderam perguntas do público que participava presencialmente e de modo on-line.

Diva da Paz Vieira, coordenadora do Núcleo de Indicadores e pesquisa do SESI/PR, iniciou o evento resumindo pontos principais e os indicadores relacionados ao ODS 14. Para a conclusão dos objetivos propostos, Diva acredita que deve contar com o coletivo, já que o assunto é de interesse de todos, incluindo governo, terceiro setor e participantes da sociedade. “Nós devemos desenvolver o planeta em harmonia, com parcerias, entre estados, países, universidades”, reforça. 

Comunidade acadêmica e sociedade civil participam de debate Foto_ Leticia Cordeiro

Membros da comunidade acadêmica e da sociedade civil participam de debate (Foto: Leticia Cordeiro)

O ciclo também contou com uma palestra virtual da bióloga Daiana Bezerra, que, há oito anos, atua como pesquisadora no Projeto Tartarugas Marinhas/IPeC. Em sua fala, Bezerra discutiu o tema relacionando-o com sua pesquisa de mestrado. Assim, a discussão sobre ingestão de resíduos sólidos por tartarugas-verdes e os impactos da poluição marinha nesse ecossistema trouxe algumas reflexões de Daiana para o público, que pode refletir sobre a culpa de forma individual, o elevado padrão de consumo e o uso de materiais descartáveis. Imersa na área de pesquisas, Daiana acredita na importância acadêmica para o desenvolvimento sustentável. “Cada um tem o seu papel, todos os setores da sociedade, mas, nós da academia temos um papel além do de cidadão, como pesquisadores”, apoiou.

Palestrantes e organizadores do evento. Foto_ Leticia Cordeiro

Palestrantes e organizadores do evento (Foto: Leticia Cordeiro)

Já a preservação da diversidade biológica marinha foi pautada por meio da associação MarBrasil, representada por Juliano Dobis (diretor executivo), pelo Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR). O programa é um conjunto de ações socioambientais com base na utilização de Recifes Artificiais (blocos de concreto instalados no fundo do mar) para auxiliar a recuperação da biodiversidade marinha e dos estoques pesqueiros. Juliano esclareceu as fases do processo da inserção dos recifes artificiais e chamou a atenção para a importância de projetos que ajudem a solucionar problemas ambientais, incluindo oceanos.

Depois de decorrer assuntos como animais e algumas soluções e projetos, pontos essencialmente mais sociais e tecnológico foram contemplados. Paulo de Tarso, professor no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e no Programa de Pós-Graduação Zoologia (PPG), articulou argumentos acerca da situação social dos pescadores e em como isso influencia na sustentabilidade marinha. “Não adianta pensar em sustentabilidade só para os poderosos, precisamos pensar para os cidadãos”, defendeu Paulo. O papel do consumidor, segundo Paulo, assim como pensar na parte de tecnologia e inovação é fundamental. “Nós consumidores temos que nos dispor a pagar um pouco mais por produtos que sejam conscientes”, finalizou.

Paulo de Tarso Foto_ Leticia Cordeiro

Paulo de Tarso (Foto: Leticia Cordeiro)

Ao final das palestras, a bióloga Lucimary Deconto foi mediadora de um debate entre os palestrantes, que responderam dúvidas que surgiram ao longo do evento, transmitido ao vivo pela Celepar. O uso de pesquisas já existentes, ações individuais, início de bons hábitos e compromisso foram considerados os primeiros passos para atingir os objetivos do ODS 14.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s