Mesa redonda do 20º ENCOM trata sobre influenciadores digitais

Por Luísa Sampaio Belli

Ocorreu, na manhã desta quarta-feira (07), a Mesa Redonda sobre influenciadores digitais e mercado, durante o 20º Encontro de Comunicação com o Mercado (ENCOM), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A discussão foi realizada pelo jornalista Álvaro Borba, pela analista de Marketing Jaqueline Lopes e pela fundadora da Milk Content, Priscila Milk.  

Os convidados deram início à mesa redonda contando sobre suas experiências profissionais e como as plataformas digitais se fizeram presentes nelas. Em seguida, Álvaro conta sobre como atualmente muitas pessoas desejam tornar-se influenciadores digitais  e a relação que é estabelecida com a cultura em que estão inseridas. “O papel de um influenciador é decidir e  apresentar um pacote de atualização para a cultura”, destaca Borba. “A escolha dos influenciadores é algo muito aberto”, adicionou Lopes. Após isso, responderam perguntas direcionadas sobre inovação, relações entre marca e influenciador – e a possibilidade de o influenciador falar mal da marca -, como pensar uma estratégia de escolha de influenciador e como uma ONG poderia aproveitar esse método.

Álvaro Borba conta que, como jornalista, percebe as redes como uma forma de dar vazão às informações. “O Jornalismo e as redes sociais provocam uma transformação mútua na sociedade, pois convivem diretamente. Hoje em dia, muitas notícias falsas são dadas como verdade. Das cinco notícias mais compartilhadas no Facebook, três são falsas”, comenta Borba. O convidado ainda afirma que a sociedade e a tecnologia estão em constante transformação e, por isso, encontra dificuldade em estabelecer vantagens dessa relação.

A mediadora da Mesa e aluna do quinto período de Comunicação Organizacional, Larissa Alves, afirma que com relação a escolha dos convidados, a organização do evento procurou profissionais que pudessem debater com propriedade sobre o tema, mas sob diferentes perspectivas. “Lançamos um questionário para todos os períodos do curso e o tema de influenciadores digitais apareceu na grande maioria das sugestões, por isso foi escolhido para a Mesa”, afirma.  

O ENCOM ocorre semestralmente e é organizado pelos alunos do quinto período do curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional da UTFPR. Como proposta, busca abordar por meio de atrações culturais, palestras e mesas redondas como a Comunicação atua no mercado de trabalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s