Exposição fotográfica de alunos da UTFPR ilustrou o World Disco Xepa Day

Por Amanda Schicovski

Foi realizado, no Mercado Municipal de Curitiba, o World Disco Xepa Day, um evento mundial que resgata e prepara alimentos que seriam descartados, buscando a conscientização para o desperdício. Promovido pela Slow Food Youth Networking Brasil (SFYN Brasil) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o evento foi composto por oficina de hortas urbanas, música e exposição fotográfica, esta produzida por alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e exposta no final de abril (29). 

“As atividades realizadas em parceria com o SFYN Brasil tinham como desafio principal abordar o alerta sobre o desperdício alimentar”, relata a Profª. Drª. Elisangela Lobo, que ministra a disciplina de Fotografia aos alunos de Tecnologia em Design Gráfico e coordenou a parceria. A exposição fotográfica foi o resultado de união entre a disciplina e o projeto fotográfico de extensão “Vai uma dica aí?“, aberto aos discentes e à comunidade externa. Além da exposição fotográfica, foi produzida uma série de cartazes com o tema “É feio, mas dá uma bela sopa”, que foram expostos em vários pontos do Mercado Municipal no dia do evento. Segundo a professora, todas as iniciativas surgiram do Grupo de Narrativas Visuais da UTFPR e, até o fim do semestre, serão divulgados novos resultados desta parceria. Algumas peças da exposição estão disponíveis online e, de 26 a 30 de junho, haverá cartazes e fotos na sala de exposição da UTFPR.

O evento é promovido pela Slow Food Youth Networking, associação internacional sem fins lucrativos que se contrapõe ao fast food, pois tem como princípios a apreciação da comida, a fim de uma melhor qualidade nas refeições e a valorização do produto, do produtor e do meio ambiente. Meia tonelada de alimentos que seriam descartados foi coletada na feira da Água Verde para ser preparado por chefs renomados de Curitiba. De acordo com Gabriela Bonilha, coordenadora do evento e integrante do SFYN Brasil, esta é a 3ª edição da Disco Xepa Day em Curitiba, mas é a primeira que acontece simultaneamente às outras 100 Disco Xepas em 39 países diferentes.

foto xepa day

Exposição fotográfica alunos UTFPR no Mercado Municipal (Foto: Amanda Xavier)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s