Marcha para Jesus fecha ruas e altera trajeto de ônibus em Curitiba

Por Naara França Martins

Neste sábado (20), ruas serão bloqueadas temporariamente e linhas de ônibus terão seus trajetos alterados por conta da 25ª edição da Marcha para Jesus. Durante o evento, todas as ruas e avenidas do trajeto estarão fechadas para trânsito e, a medida que os fiéis passarem, serão liberadas, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (SETRAN). A previsão para total desbloqueio da Avenida Cândido de Abreu é a partir do meio-dia.

Este ano com o tema 500 Anos da Reforma que Ainda Transforma, a marcha dá início às comemorações do aniversário da reforma protestante. O evento é organizado por diversas igrejas evangélicas de Curitiba. Em documento, organizadores da Marcha para Jesus estimam que o número de participantes deve alcançar a marca de 300 mil. A concentração será na Praça Santos Andrade, em frente ao Teatro Guaíra, a partir das 7 horas, com a abertura oficial às 10 horas.

Seguindo o mesmo trajeto dos anos anteriores, fiéis devem passar pelas ruas Conselheiro Laurindo, Avenida Marechal Deodoro, Avenida Marechal Floriano Peixoto, Praça Tiradentes, Rua Barão do Serro Azul e Avenida Cândido de Abreu, até chegar ao destino final, a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Lá, após momento cívico e apresentação de autoridades, bandas e cantores de música gospel se apresentarão em palco montado em frente ao Palácio Iguaçu até o fim da tarde. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (SETRAN), a praça deve ficar bloqueada até as 21h, para limpeza e organização.

O bloqueio de vias deve iniciar à meia-noite de sábado, para o estacionamento de caminhões de som do evento. Os trechos a serem bloqueados neste horário são: Rua Conselheiro Laurindo, no cruzamento com a Travessa Alfredo Bufren, até a ruas José Loureiro e Benjamin Constant. Ainda para estacionamento e montagem de carros de som, os cruzamentos da Rua Conselheiro Laurindo com Amintas de Barros e da Rua XV de Novembro com Tibagi serão realizados entre 6h e 11h30.

De acordo com a URBS, diversas linhas de ônibus terão suas rotas temporariamente alteradas e algumas estação-tubo devem ficar desativadas. Entre 10h e meio-dia, ligeirinhos da linha Bairro Alto/Santa Felicidade deixam de parar em estação-tubo em frente ao Shopping Mueller, na Avenida Cândido de Abreu. Das 10h às 13h, ligeirinhos da linha CIC/Cabral devem parar em estação-tubo do Círculo Militar e tubos da Estação Fontana ficam desativados, inclusive para usuários da linha direta Santa Cândida/Pinheirinho. As estações-tubo da Praça Tiradentes e da Travessa Nestor de Castro, onde param os ligeirinhos Pinhais/Campo Comprido, estarão desativadas entre 8h e 13h.

Fora estas, outras medidas de segurança relacionadas ao trânsito foram planejadas. Segundo o responsável de relações públicas do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRan), Soldado Gerson Teixeira, o BPTran auxiliará motoclubes de fiéis participantes do evento, realizando escolta não apenas durante a Marcha para Jesus, mas também no deslocamento dos motociclistas, que devem se encontrar no Hauer antecipadamente, até o evento. Ele ressalta a importância do planejamento de segurança para eventos deste porte, para garantir o bem estar de todos, participantes e demais cidadãos. Para garantir que tudo ocorra da melhor maneira, além do BPTran, estão envolvidos agentes de trânsito da Setran, Guarda Municipal e SIATE.

Confira, abaixo, a lista disponibilizada pela URBS, com as linhas que sofrem alterações neste sábado e seus respectivos horários:

Linhas Diretas

– Boqueirão/Centro Cívico – tem o trajeto alterado, no sentido Centro, das 10h às 22h, e no sentido bairro, das 10h às 12h.

– Sítio Cercado – das 8h às 13h.

– Bairro Alto/Santa Felicidade – das 10h às 12h

– Santa Cândida/Pinheirinho; Pinhais/Campo Comprido; CIC/Cabral – das 10h às 13h

– Inter 2 (sentidos anti-horário e horário); Barreirinha/Guadalupe – das 10h às 22h

Linha Circular Centro

No sentido horário, muda o percurso das 7h às 12h, a partir da Rua Cruz Machado. Os ônibus iniciam o desvio pela Alameda Doutor Muricy e seguem pelas ruas José Loureiro e Benjamim Constant, por onde chegam à Rua Tibagi.

Linhas Convencionais

– Alcides Munhoz/Jardim Botânico; Capão da Imbuia/Parque Barigui; Cajuru; Cristo Rei; Detran/Vicente Machado; Hugo Lange; Sagrado Coração; Alto Tarumã; Tarumã; Higienópolis; Rua XV/Barigui; Itupava/Hospital Militar; Jardim Social/Batel; Augusto Stresser; Juvevê/Água Verde; Cabral/Osório; Água Verde/Abranches; Mateus Leme; Abranches; Jardim Chaparral; Vila Suíça; Raposo Tavares; Vila Nori; Vila Kosmos; Bracatinga; Primavera; Nilo Peçanha; Bom Retiro/PUC; Universidades; Jardim Mercês/Guanabara; Canal da Música/Vista Alegre; Júlio Graf; Santa Felicidade, São Bernardo; Jardim Itália – das 8h às 13h

– Nossa Senhor de Nazaré; Barreirinha – das 10h às 12h

– Estribo Ahú; Fernando de Noronha; Laranjeiras; Paineiras; Santa Gema; Ahú/Los Angeles; Marechal Hermes/Santa Efigênia – das 10h às 22h

Linha Turismo

– Das 9h às 21h, por causa do bloqueio das ruas centrais, os ônibus da Linha Turismo mudam o trajeto e circulam também em trechos da canaleta exclusiva do Eixo Estrutural Norte.

Linha Interbairros

– Interbairros I (sentidos anti-horário e horário) –  das 10h às 22h

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s