Ação inédita de projeto de extensão aborda migrações internacionais atuais

Por Luísa Sampaio

Foi exibido, na última quarta-feira (17), o segundo filme do Cine-Debate MigraMundo, organizado pelo professor Dr. Wellington Lisboa, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A iniciativa busca trazer à tona o tema das migrações internacionais atuais e diferenciar este da questão de refugiados e até mesmo das migrações ocorridas no século passado. O projeto de extensão continuará sendo realizado durante as próximas quartas-feiras de maio e as duas primeiras de junho, às 19 horas, no miniauditório do campus Curitiba, com entrada gratuita e aberta ao público.

O filme exibido nesta semana, “O Silêncio de Lorna”, trata sobre Lorna, uma jovem albanesa que participa de um esquema de casamentos para conseguir nacionalidade belga. A protagonista sonha em abrir um bar com seu namorado Sokol, mas para concretizá-lo precisou se casar com o belga Claudy, para obter sua nacionalidade. O enredo desenvolve-se a partir desse casamento e as consequências que traz para a vida de Lorna. Dirigido pelos irmãos Dardenne, o filme venceu o Prêmio de Melhor Argumento no Festival de Cannes. 

WELLIGTON MIGRAMUNDO

Prof. Wellington Lisboa, da UTFPR, coordenador do projeto de extensão MigraMundo (Foto: Luisa Sampaio)

O coordenador do Cine-Debate, Wellington Lisboa, professor do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC) da  UTFPR, conta que a iniciativa para promovê-lo foi dele e mais dois alunos de iniciação científica, que desenvolvem trabalhos a partir do tema. O projeto faz parte de algo maior, que envolve sua pesquisa  sobre migrações internacionais. Segundo ele, há também um grupo de estudos sobre essa temática com alunos do quarto período de Comunicação Organizacional. “Esse projeto de extensão é uma iniciativa inédita na UTFPR. É papel das universidades se mobilizarem quanto à essas mudanças na sociedade, com a vinda de novos agentes, que irão fazer parte do mercado de trabalho. O Cine-Debate é uma ‘gotinha’ para que o engajamento quanto à essa questão se inicie”, comenta o professor.

Todos os filmes trazidos seguem a temática das migrações atuais sobre diversas perspectivas (trabalho, casamento, crianças, segurança), cada um com um enfoque diferenciado, exceto o primeiro (“Dheepan”), que traz um viés mais amplo da situação. “Minha expectativa quanto à participação dos alunos é razoável, muitos vem porque se interessam pelo tema, outros para relaxarem depois da aula, alguns apenas assistem o filme e não participam do debate”, afirma Wellington. Em todas as exibições, são trazidos especialistas ou pessoas envolvidas diretamente com o tema, como membros da Pastoral do Imigrante, para que enriqueçam o debate.  O próximo filme exibido será “A Jaula de Ouro”, de Diego Quemada-Diez, no dia 24 de maio.

Programação
Próximos filmes a serem exibidos:
24/05 – A Jaula de Ouro
31/05 – O Porto
06/06 – Língua: Vidas em Português
14/06 – Samba
Local: Miniauditório da UTFPR
Horário: 19 horas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s