Peça baseada em Nelson Rodrigues é reproduzida em formato “teatro cego”

Por Gabriel Guerreiro

Estará em cartaz, entre os dias 12 e 14 de maio, no Teatro Positivo, o espetáculo “O Grande Viúvo”, do projeto Teatro Cego, da companhia paulistana Caleidoscópio. A peça – uma adaptação de um conto homônimo de Nelson Rodrigues, presente na obra “A vida como ela é” – tem o objetivo de colocar o espectador “na pele” de uma pessoa com deficiência visual. Para isso, desde a entrada, o público é colocado em um ambiente completamente escuro e guiado até os assentos.

O elenco é composto por seis atores, sendo três cegos e três músicos, que tocam ao vivo. Os atores utilizam todo o teatro como espaço cênico e as ações ocorrem ao redor do público, dando a sensação que o espectador está presente na trama. O diretor Paulo Palado ressalta que “além dos sentidos, os espectadores têm de usar a intuição para compreender o que acontece, como cegos”. Para aumentar a sensação de imersão, são utilizados elementos para estimular a experiência sensorial através dos demais sentidos (tato, paladar, audição e olfato).

A peça retrata o drama de um viúvo, que após a morte de sua esposa, comunica à sua família que deseja morrer, para ser enterrado ao lado da falecida. A família, por sua vez, tenta convencê-lo do contrário, e devido ao pouco tempo que ainda resta, inventam calúnias sobre a falecida para tentar impedir o suicídio.

Serviço:
O Grande Viúvo
Local: Teatro Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300)
Data: 12 a 14 de maio
Ingressos em: http://www.diskingressos.com.br/grupo/463

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s