Com a chegada do frio, Prefeitura prepara ações de proteção social

Por Bruna Figueiredo

A Prefeitura Municipal de Curitiba já iniciou os preparativos para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade durante o inverno. Ações da chamada operação “Viva Curitiba que não dorme”, realizada pela prefeitura, estão preparando duas Unidades de Atendimento Emergencial que irão acolher pessoas em situação de rua durante o inverno, abordagens informativas a respeito dos serviços prestados pela FAS foram intensificadas e o lançamento da Campanha do Agasalho deve ocorrer na próxima semana. 

No Bairro Novo, o barracão empresarial do antigo programa Linhão do Emprego, localizado na rua David Tows, está passando por reforma desde o dia 28 do mês passado, e começou a funcionar como Unidade de Atendimento Emergencial  na última segunda-feira (8). No bairro Rebouças, o Centro Pop Plínio Tourinho também está sendo preparado para abrigar pessoas em situação de rua. Ao todo, as unidades terão capacidade para atender até 180 pessoas e oferecerão alimentação e dormitório para os moradores de rua.

Ações de abordagem estão sendo realizadas para informar as pessoas em situação de rua sobre os serviços oferecidos pelas quarenta e cinco unidades da FAS localizadas pela cidade. Estas unidades oferecem desde alimentação e atendimento de saúde, até oficinas profissionalizantes aos jovens e adultos em situação de rua. Caso o morador precise de dormitório deverá se dirigir a uma das oito unidades de atendimento. Ao todo são dez Núcleos Regionais distribuídos por Curitiba.  

De acordo com pesquisa realizada pela FAS no ano passado, havia, em Curitiba, 1715 moradores de rua, a maioria vivendo no centro da cidade. Mais de 90% dessas pessoas ganhavam até um salário mínimo. A FAS, por meio de sua assessoria de imprensa, informou, entretanto, que há estimativas de que esse número seja maior atualmente, entre 4 a 5 mil pessoas em situação de rua. Ainda segundo a FAS, o atendimento à moradores de rua é prioridade dentro da atual gestão do prefeito Rafael Greca, que deverá lançar a Campanha do Agasalho 2017 na próxima terça-feira (16).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s