Conselho convoca novas eleições para o DCE da UTFPR Curitiba

Por Juliana Virgolino

Quase seis meses depois da gestão Pavão – antiga chapa do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – ser deposta, o Conselho de Entidades de Base (CEB), composto pelos representantes dos centros e diretórios acadêmicos em mandato e pela diretoria geral do DCE/UTFPR–CT,  convocou novas eleições para o DCE. As eleições serão realizadas no dia 30 de maio nos campi Centro e Ecoville. Já as inscrições para chapas começaram no dia 2 e podem ser feitas até o dia 16 de maio. 

Em dezembro do ano passado, a CEB comunicou o afastamento permanente da gestão em vigência do DCE. Na época, foi informado aos alunos que novas eleições seriam convocadas brevemente. Por isso, a comissão eleitoral, que é a responsável por redigir e divulgar o edital e organizar e fiscalizar as eleições, foi organizada ainda em dezembro. Ela é composta por integrantes dos centros acadêmicos de Física, Radiologia, Matemática e Engenharia Civil, que foram escolhidos dentre os próprios integrantes da CEB.

DIEGO CEB DCE

Diego Braznick, integrante da comissão eleitoral

Diego Braznick, um dos quatro integrantes da comissão eleitoral, admitiu que a convocação das eleições foi tardia, mas afirmou que, nos primeiros meses letivos, os centros acadêmicos estavam ocupados com seus próprios compromissos e em alguns casos estavam passando por renovação de gestão. Já o estudante Felipe Augusto Barcelos, participante da CEB, justificou a demora com a data da deposição da gestão Pavão, que aconteceu uma semana antes do fim do ano letivo. Segundo Felipe, outro motivo foi a indisponibilidade da CEB, que estava dedicada a outras responsabilidades até o momento. João Pedro Lopes Andrade, membro da comissão, também acredita que o processo seletivo para o auxílio foi um dos responsáveis pelo atraso das eleições. Para os membros do CEB, seria imprudente convocar as eleições nas primeiras semanas de aula, uma vez que edital do auxílio estudantil foi alterado neste ano, e era necessário que os responsáveis por acompanhá-lo tivessem mais experiência no assunto.

Em relação à transparência do processo, Diego afirma que este pode ser fiscalizado por qualquer aluno por meio da conferência do edital divulgado na página oficial do DCE, que também será enviado aos alunos pelo e-mail institucional. Outra integrante da comissão eleitoral, Keith Gabriella Flenik, informou que a apuração dos votos será acompanhada pela comissão de eleição e por pelo menos um membro de cada chapa,  sendo transmitida ao vivo por meio da fanpage do DCE no Facebook.

Para compor uma chapa para o DCE, são necessários, no mínimo, nove veteranos.  Os calouros também podem participar, desde que não em cargos de diretoria. Os interessados poderão efetuar seus registros até às 12h, no dia 16 de maio, preenchendo uma ficha de inscrição anexada ao edital e encaminhando-a para o e-mail dceutfpr.curitiba@gmail.com. O edital de eleição pode ser consultado clicando aqui.

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