Alunos de Design realizam projeto sobre pessoas em situação de rua

Por Nicollie Vargas 

Instalações que representavam pessoas em situação de rua, produzidas pelos alunos do curso de Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), mudaram o cenário do campus Curitiba, nesta semana. O trabalho foi desenvolvido para disciplina de Semiótica ministrada pelo professor Cayley Guimarães, do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da UTFPR, e ficou exposto entre os dias 3 e 5 de maio.

Intervenção dos alunos de Design chamou a atenção para a realidade das pessoas em situação de rua

Composto por bonecos, colchões, tapetes, chinelos e placas, o projeto visava chamar atenção para a realidade das pessoas em situação de rua – que muitas vezes passam despercebidas ou até mesmo ignoradas – e para a arquitetura hostil, que é planejada para afastar pessoas “não bem-vindas”, muito presente no cenário urbano. Para representar a arquitetura hostil foram colocados arames em alguns dos bancos da universidade, impedindo que as pessoas sentassem neles.

Daniel Mikuszka, um dos alunos que faz parte do projeto, afirma que o objetivo era retratar o abandono da sociedade para as pessoas que estão em situação de rua e causar uma impressão, seja qual fosse. “Muitas pessoas ficaram abismadas e se sentiram mal, algumas riram e outras realmente entenderam o projeto”, conta.  Para o estudante, o projeto não saiu como o esperado, não porque o trabalho foi mal executado, mas porque a situação dessas pessoas já faz parte do cotidiano urbano. “Tomamos meio que uma vacina contra isso”, relata Daniel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s