Tecnologia e sociedade são temas de Cinedebate na UTFPR

Por Victória Diniz

Foi realizada, na semana passada (26/04), a segunda edição do Cinedebate, promovido pelo Centro Acadêmico de Comunicação (CAC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no bloco E, campus Curitiba. O debate ocorreu logo após a exibição do episódio “Queda Livre”, da série Black Mirror, e teve como mediadora a professora Alcioni Vieira, doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Os dois primeiros debates, centrados na série Black Mirror, levaram os alunos a discussões sobre a sociedade com foco na tecnologia e em como nós humanos a usamos, seja para o bem, ou para o mal. Alcioni conta que ficou muito feliz pelo convite do Centro Acadêmico e se surpreendeu com a grande participação dos discentes, que trouxeram reflexões aprofundadas e bastante maturidade em relação à temática. Segundo a professora, “os dois episódios propõe, na verdade, uma grande reflexão sobre o quanto nossa existência tem se tornado completamente artificial e midiática e nos distanciamos de nossos valores e sentimentos, daquilo que nos torna realmente humanos”.

A fim de buscar uma maior interação entre os alunos de Comunicação Organizacional (Comorg), a presidente do CAC, Gabriela Mayumi, conta que o Cinedebate surgiu para proporcionar ao curso e à universidade uma programação cultural, que ainda não existia com frequência. Para Mayumi, o debate agrega conhecimento, não só aos alunos de Comorg, mas também aos de outros cursos que frequentam os encontros, voltados a produções que relacionam tecnologia e comunicação. O próximo encontro ocorrerá em 19 de maio, às 19h, na UTFPR, sobre o filme “O Abutre”. Depois, o Cinedebate abordará o filme “Obrigado por Fumar”, comédia de 2005 com os atores Aaron Eckhart e Robert Duvall, no dia 07 de julho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s