Evento da UTFPR analisa Hamlet a partir da psicanálise de Lacan

Por Juliele Nadalini

Foi realizada, na última terça-feira (25), às 19h30, no Auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a palestra Hamlet – uma leitura psicanalítica a partir de Lacan, proferida por Maria Argentina Húmio Dórrio. Coordenadora do grupo de estudos: Leituras dramáticas e análises fílmicas da obra Shakespeariana, à luz de Freud e Lacan, Dórrio é Psicanalista Lacaniana pela Escola Brasileira de Psicanálise e colaboradora da Associação de Estudos e Pesquisa em Psicanálise de orientação Lacaniana. 

HAMLET

Prof. Ismael, Maria Argentina, Lucia Helena Mocellin e Carla Weber (Foto: Juliele Nadalini)

Em sua exposição, a especialista relacionou a obra de William Shakespeare com a psicanálise do francês Jacques-Marie Émile Lacan. Para este, de nada vale a força de vontade se não for para aquilo que realmente se deseja na instância inconsciente. Em seus comentários, a psicanalista ressaltou o estado “apático” de Hamlet em relação aos acontecimentos na corte da Dinamarca, uma vez que seu pai foi assassinado pelo seu tio, e este, por sua vez, desposou a mãe de Hamlet para ascender ao poder como suserano da Dinamarca. A análise também contou com a participação de Carla Weber e Lucia Helena Mocellin, integrantes do mesmo grupo de estudos.

juliele2

Psicanalista Maria Argentina Dórrio ao tratar de Hamlet e Lacan (Foto: Juliele Nadalini)

Ismael Scheffler, organizador do evento e professor da UTFPR, ressaltou a importância de se discutir psicanálise e Lacan na universidade tecnológica. De acordo com o professor, “como na UTFPR não há cursos de graduação de artes e as ações de extensão acabam mais focadas dentro do perfil dos cursos, trazer assuntos como esse é enriquecedor”. Dentre os 80 espectadores presentes, estavam alunos de Engenharia da Computação, Física, Radiologia, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, além de alunos de outras universidades, como discentes do curso de Biologia da UFPR.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s