Espetáculo Joelma estreia na Caixa Cultural hoje

Joyce Franco e Gabriel Abreu (*)

De 9 a 11 de dezembro, entra em cartaz na Caixa Cultural o espetáculo Joelma, envolvendo cinema, teatro e dança. Essa peça, baseada em um curta-metragem de mesmo nome, conta a história de uma das primeiras transexuais do Brasil e é encenada pelo ator, performer, autor e diretor Fábio Vidal, do Território Sirius Teatro, de Salvador (BA).

joelma        Foto: Divulgação

A inspiradora do filme nasceu na Bahia e atualmente tem 72 anos, viveu em São Paulo por três décadas e voltou para sua cidade após a cirurgia de troca de sexo. O encenação mostra a sua reinvenção, a luta contra o preconceito e as injustiças vividas por Joelma. Apresenta ao público as dificuldades enfrentadas por um mulher que nasceu em corpo de homem; a narrativa envolve ainda questões religiosas e de gênero.

A peça busca mostrar as faces da sexualidade, a luta e superação. “Queremos contar a história de uma pessoa e mostrar que ela tem vários âmbitos na sua existência, além da sexualidade. Ainda assim, pessoas que não estão dentro de um padrão de normalidade não são bem vistas. Em nossa circulação nacional, tivemos recepções variadas. Em Iguatu, no Ceará, metade do público saiu durante o espetáculo. Já em São Paulo, tivemos uma participação muito grande de pessoas trans, com discursos muito emocionados sobre como se viam representados na peça”, afirma Fábio Vidal.

O espetáculo conta também com acessibilidade: tradução em português e libras.

Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: 9 a 11 de dezembro de 2016 (sexta a domingo)

Horário: sexta-feira e sábado, às 20h. Domingo, às 19h.

Ingressos:  R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.

(*) Estudantes de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s