Criolo, Black Alien e MC Marechal fazem show de representatividade

 Joyce Franco e Gabriel Abreu (*)

Na noite do dia 3 de dezembro, Curitiba recebeu três grandes nomes do Rap Nacional: MC Marechal apresentou o álbum Descalço; Black Alien com o famoso Babylon By Gus e Criolo com o álbum Ainda Há Tempo, releitura e adaptação do seu álbum de estreia, disponível para download gratuito na internet.

O primeiro show já havia começado quando a fila ainda dobrava a quadra nas proximidades do Espaço Live Curitiba. Jovens de várias idades estavam lá para assistir aos rappers, entre eles a turista alemã Julie Isabel Piege, que comenta sobre os shows: ‘’Eu amei esse show porque mesmo que eu não entenda uma palavra, pois (sic) meu português é muito pobre, a energia foi incrível. Não importa se você não conhece a palavra, a música vem do seu coração’’. Sobre o show do Black Alien, ela observa que achou um diferencial ter um tradutor de libras.

showCriolo chamou ao palco a produção do evento. Foto: Joyce Franco

Larissa Lantmann, psicóloga, fala sobre o preço do espetáculo, cujo ingresso foi de R$ 100,00 no terceiro lote: ‘’Estava meio caro para integrar a galera que é do rap mesmo, já vi muito show de rap mais barato como a Estação Pedreira que ocorreu esse ano em um espaço maior e com preço de água e bebidas menores.”

show1MC Marechal. Foto: Joyce Franco

O rap, ritmo nascido nas periferias dos grandes centros na década de 80 e por muito tempo menosprezado, atualmente ganha um caráter de discussão social e representatividade. O rap trata das condições marginalizadas que estão submetidas as minorias. Fala da miséria, preconceito, violência e faz uma denúncia sobre essas condições.

Em vários momentos da noite houve homenagens para o time da Chapecoense, e ainda, momentos de desconstrução do machismo, racismo, homofobia e a valorização aos professores e relações familiares. O show saiu do âmbito musical para um entrar em discursos de amor e igualdade social.

(*) Alunos de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s