Feiras de natal ajudam a enfrentar crise

Leonardo Sousa (*)

As feiras de natal já começaram nas praças Osório e Santos Andrade, ambas no centro de Curitiba. Nos locais, os visitantes podem comprar diversos produtos, desde pratos típicos até artigos de artesanato. Como é de praxe na capital paranaense nas datas festivas, no decorrer do ano, as feiras tendem a proporcionar ao visitante o conhecimento de novas culturas. Com sua arte, seus pratos das mais variadas regiões do país e do mundo.

Na Praça Osório são mais de 60 barracas, sendo que 22 são voltadas para gastronomia. Além de dezenas de opções de produtos natalinos, como itens de decoração e presentes, há os artistas de rua, que sempre chamam atenção de quem está passando pelo local. Na praça Santos Andrade são mais de 14 barracas que se dividem entre opções de gastronomia e venda de produtos de artesanato.

feira-de-natalFeira de Natal da Praça Osório. Foto: Leonardo Sousa

Apesar do momento de crise pela qual passa o Brasil, os feirantes têm esperança que o 13º salário aumente as vendas do fim de ano. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), até o final do ano, estima-se que deverão ser injetados na economia brasileira aproximadamente de R$ 197 bilhões, em decorrência do pagamento do 13º salário. Serão cerca de 84 milhões de brasileiros beneficiados com um rendimento adicional, em média, de R$ 2.192. A região sul é a segunda com a maior parcela de trabalhadores (16,01%) que receberam o benefício, ficando somente atrás da região sudeste que concentra 50,09%.

Sobre as vendas desse fim de ano, Rosa Moraes, feirante, comenta que “não “tá” vendendo nada não, “tá” bem fraco, no domingo fica ainda pior, a gente sabe que as pessoas ainda não receberam o 13º salário”. Porém, ainda tem boas expectativas de melhora desse quadro. ”Temos esperança que melhore quando estiver mais próximo do Natal e com o início do coral, porém o pessoal não está saindo muito também por causa do frio”, diz ela, referindo-se ao espetáculo de Natal do Palácio Avenida, tradicional atração natalina do centro da cidade.

feira-de-natal1Rosa Moraes reclama das vendas. Foto: Leonardo Sousa

Com família atuando há mais de 30 anos no ramo de feiras, Jorge Pinheiro informa que “como a feira teve início no meio do mês, estava muito fraco ainda, mas agora com o pagamento dos salários, e do 13º, a tendência é melhorar”. Ele comenta também que “nos dias de apresentação do coral, as vendas melhoram muito, e que nos sábados a praça fica lotada de gente, que vem para o centro pagar conta ou comprar alguma coisa, e dá uma passada por aqui para comer”.

feira-de-natal2Jorge Pinheiro e sua barraca de alimentos. Foto: Leonardo Sousa

De passagem pela Praça Osório, Anita Daniele, 45 anos, técnica em TI, comenta: ”Já vim na feira de inverno no meio do ano e pretendo vir com meus filhos na feira de Natal, principalmente para comer acarajé na barraca de comida baiana”. Complementa ela que, “apesar dos preços não tão baratos, os produtos são bons que compensam comprar.”

 

Aroldo Penedo, 50 anos, conta que sempre vem comer na barraca de comida mineira e que os preços são bons, embora a grana esteja curta nesse ano. “O pernil de porco é muito bom, compensa pagar”, constata ele, comendo um lanche de pernil.

 

Apesar do momento econômico ruim, as vendas de Natal vão ter um crescimento de 4% em relação ao ano passado, é o que consta do levantamento da Associação Comercial do Paraná- ACP/Datacenso. A pesquisa mostra uma pequena melhora em relação aos outros anos de crise brasileira.

As duas feiras têm acesso facilitado pois ficam nos dois extremos da Rua XV de novembro, onde também irão acontecer as apresentações do espetáculo de natal do Palácio Avenida, que iniciam no dia 2 de dezembro.

 

Na Praça Osório, a feira ficará aberta de segunda a sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 19h. Já na praça Santos Andrade, o horário de funcionamento será de segunda a sábado das 10h às 20h e das 10h às 18h, aos domingos. As duas feiras funcionarão até o dia 23 de dezembro.

REFERÊNCIAS

http://www.dieese.org.br/notaaimprensa/2016/decimoTerceiroSalario.pdf

http://bandnewsfmcuritiba.com/horario-especial-do-comercio-para-o-natal-comeca-na-quinta-feira-01/

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s